...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

06/10/2010

Perfil: Rubens Ferraz Pedroso

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, com suas próprias palavras. A gratidão a estes que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho. Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.

RUBENS FERRAZ PEDROSO
Bandeirantes PR
Engenheiro Agrônomo e Radioescuta


Em minha casa sempre se teve ao menos um rádio portátil ou de mesa com ondas curtas.
Foi então que em meados da década de 80 (1984 ou 1985) comecei a usar alguns dos rádios do meu pai para fazer escutas, principalmente em ondas curtas, pois, era através da mesma que eu podia ouvir músicas exóticas (world music) de outros países. Ainda sou apaixonado por World Music.
Os rádios que usava na época eram basicamente 3: Microsystem MS-20 CCE (rádio-gravador que possuía ondas tropicais e curtas), Polyvox RG7700 (rádio-gravador que possuía também ondas tropicais e curtas) e um Motoradio RC-862 (um daqueles modelos com gabinete de madeira).
Ainda meu pai possui esses três rádios.
Ficava encantado com a quantidade de emissoras estrangeiras que se podia ouvir com esses três bons rádios, inclusive algumas em português para o Brasil. Ficava vasculhando pelo dial e isso me chamava a atenção; me deixava maravilhado.
Ainda não me considerava nessa época um radioescuta, pois, não ouvia emissoras de rádio com muita assiduidade.
Geralmente eu preferia à noite, deixar de assistir TV para ouvir rádio. Era mais interessante.
Nunca fui muito de sair à noite, então ou assistiria TV ou ouviria rádio. Optei pelo rádio, e não me arrependi até hoje.
É claro que às vezes vejo algum bom filme ou programa na TV, mas geralmente prefiro ouvir rádio na caça de boas e novas emissoras.
Em meados de 1990 captei os sinais da então Rádio Central de Moscou (atual Voz da Rússia) com transmissão em português para o Brasil.
Comecei a ouvi-la com assiduidade e partir daí tornei-me um radioescuta de verdade.
No ano seguinte aprendi com essa emissora russa, no seu programa “Onda DX”, o que era o hobby do Dexismo e como a fazer relatórios de recepção.
Começava aí o meu ingresso no Dexismo.
Passei a enviar informes de recepção a algumas emissoras de rádio e não parei mais.
Associei-me depois a um clube dexista para aprender mais sobre o Dexismo. Também através de encontros promovidos pelo clube, pude conhecer outros dexistas e fazer novas amizades.
Hoje em dia possuo várias confirmações QSL recebidas de várias emissoras de rádio. Devo ter pouco mais de 1000 confirmações.
Através do rádio pude também participar de concursos promovidos por emissoras de rádio, tendo ganhado alguns prêmios.
Guardo esses prêmios até hoje e com muito carinho.
Hoje sou monitor dexista do serviço em português da Voz da Rússia e da Rádio Internacional da China.
Graças ao Dexismo e a radioescuta, fiz novas amizades, não só com as emissoras de rádio com as quais me correspondo, mas com dexistas em DX Camps (encontros entre dexistas).
Também graças ao rádio, pude participar em 2004, do primeiro encontro da Rádio Internacional da China com seus ouvintes, na cidade do Rio de Janeiro.
Foi um momento mágico e que jamais esquecerei.
Possuo os seguintes receptores e antenas para a prática do dexismo.
Receptores: Sony ICF SW 7600G (tenho 2), Sony ICF SW 7600GR, Degen DE1103, Kchibo KK-C37, Philco Transglobe B481-3, Lenoxx Sound AC100, Sony ICF SW11S, Kenwood R600 e Tecsun PL-310.
Antenas: Loop de quadro DZ45, loop de ferrite RGP3, RC3-FM, Sony AN-71 e Degen DE31.
Com relação à Bandeirantes, cidade onde moro, está localizada numa região do Paraná chamada de “Norte Pioneiro”. Bandeirantes fica a uns 98 Km a leste da segunda maior cidade do Paraná, Londrina.
Descobri em novembro de 2004, que Bandeirantes é um verdadeiro paraíso para a escuta de FMs caribenhas. Já ouvi por aqui várias FMs do Caribe. Isso me fez ficar ainda mais apaixonado pela escuta em FM.
Esse foi mais ou menos como comecei a me envolver com o fascinante mundo do rádio.
Espero que este relato estimule outros a se interessarem pelo fascinante e interessante mundo do rádio.

Rubens Ferraz Pedroso (PY5007SWL).
Bandeirantes/PR.

Um comentário:

Anônimo disse...

RUBENS O PR7LV QUE SABER SE VC RECEBEU E QSL OK EI MANDA UM EMAIL PRA EU pr7lv@hotmail.com 73 fron Marcos