...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

27/10/2010

PERFIL

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, com suas próprias palavras. A gratidão a estes que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho. Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.


PASCHOAL FRANCISCO FIDELI
São Paulo SP

Meu nome completo é Paschoal Francisco Fideli, nasci em São Paulo em 28 de março de 1958, portanto estou com 52 anos de idade. Sou casado há 27 anos com a Professora Eliane e tenho um filho que será um futuro jornalista esportivo, o Daniel, com 20 anos de idade, aluno da Universidade Mackenzie.

Minha paixão pelo hobby da radioescuta e do dexismo começou em 1972, quando então com somente 14 anos de idade tive contato com as ondas curtas através de um amigo da família que já militava no hobby, e que havia acabado de ganhar, num concurso promovido pelo serviço brasileiro da Rádio Voz da América, um belíssimo rádio Zenith modelo Royal 7000, um ícone da época, e que acabou virando o meu sonho de consumo o qual pude realizar depois de muitos anos.

Naquela época era praticamente impossível adquirir um rádio desses aqui no Brasil pelas restrições de importação, e acabei começando no hobby utilizando um rádio da minha mãe da marca Philips modelo Mensageiro com três faixas de onda, o qual possuo até hoje na minha coleção. Foi com ele que aprendi a escutar as emissoras de ondas curtas, entre elas a Voz da América, BBC de Londres, Voz dos Andes, Havana Cuba, Canadá, Rádio França, Rádio Nederland, Rádio Berlin Internacional, Deutsche Welle entre muitas outras.

Nessa época, mesmo residindo em apartamento localizado na zona central de São Paulo, o nível de ruídos e de interferências era baixo se comparado com os dias atuais, o que me permitia ouvir todas essas emissoras utilizando somente a antena do próprio rádio receptor, uma pequena looping.

No Natal de 1973, ganhei do meu saudoso pai um belíssimo rádio Philco modelo Transglobe 481-3, o mais moderno e também mais caro rádio receptor fabricado na época no Brasil, com 11 faixas de ondas sendo uma de ondas médias, uma de FM e nove de ondas curtas. Com ele pude me aperfeiçoar no hobby e passei a colecionar cartões QSL, pois periodicamente enviava informes de recepção para as emissoras ouvidas e ficava na expectativa de recebê-los. Com esse Transglobe que fez parte da minha adolescência, minha paixão pelas ondas curtas aflorou de vez, e esse rádio me acompanha até os dias de hoje, sendo cuidado com muito carinho pelas boas recordações que me traz.

Nessa época, a febre pela faixa do cidadão (PX) estava a todo vapor, e com o vírus da RF correndo pelas veias acabei tirando o meu prefixo de PX, mais recentemente alterado para PX2Y-5893. Meu primeiro transceptor da faixa do cidadão foi um Sharp de 23 canais, que me acompanhou durante muitos anos. Ainda hoje gosto de falar nos 11 metros, e para isso utilizo um rádio Voyager 148GTL com 40 canais e um velho e bom Yaesu 101-ZD (o famoso “Zeca Diabo”), com cristal de 11 metros.

Alguns anos mais tarde conheci, através de um amigo comum, o Renato Uliana, que acabou transformando-se num amigo-irmão até os dias de hoje. Nessa época o Renato possuía uma oficina de manutenção de PX´s e estava começando a trabalhar com equipamentos voltados para o radioamadorismo em HF, VHF e UHF. Foi com ele que adquiri o meu primeiro transceptor de VHF, e em abril de 1992 prestei exame para a classe C no extinto Dentel e tirei a minha licença de radioamador com o prefixo PU2PFF. Dois meses depois me filiei à LABRE-SP, entidade à qual permaneço filiado até os dias de hoje.

Em função da descoberta do radioamadorismo, fiquei durante alguns anos afastado do hobby da radioescuta e do dexismo, mas acabei retornando pelas mãos do amigo Renato Uliana que apresentou-me ao DXCB – DX Clube do Brasil, onde acabei filiando-me e atualmente faço parte do Comitê Executivo juntamente com os amigos Carlos Felipe e Michel Viani, que tem a responsabilidade de planejar os destinos do clube. Também sou o responsável pela gestão do cadastro de associados bem como pela impressão e envio dos boletins “Atividade DX”, a mais importante publicação especializada do país. Sempre que possível escrevo um artigo para a coluna “Túnel do Tempo”, onde falo a respeito da estória do rádio no Brasil e no mundo.

Através do hobby e do DXCB pude conhecer pessoas de todo o Brasil e fazer muitos amigos, mas não quero aqui nomeá-los, pois certamente esqueceria alguém e cometeria uma injustiça. Também pude participar de vários DX Camp organizados pelo DXCB em Lorena e Cananéia, além de eventos de confraternização que serviram para integrar os membros do clube bem como para fazermos novos amigos oriundos de todo o país.

Ao longo desses anos como “amante do rádio”, adquiri alguns equipamentos que fazem parte da minha pequena, porém muito bem cuidada coleção de rádios, entre eles posso destacar, por marca:

• Zenith: A-600 (valvulado), Royal 1000, Royal 7000
• Kenwood: R-1000, TS-440SAT (transceptor)
• Yaesu: VR-5000, FRG-8800, FRG-7, FT-101ZD (transceptor)
• Grundig: Satellit´s 500, 650, 2100, 2400, 3400, 4000, Classic 960
• Delta: 308 (valvulado), DBR-5500
• Hallicrafters: S-85 (valvulado)
• Panasonic: RF-2800
• Philco: Transglobe 471, 481, 482
• Sony: SW-55, ICF-7600G, ICF-7600D, ICF-2100
• Philips: Mensageiro, RF-7300
• Sanyo: RP-8880
• Realistic: DX-302
• Icom: IC-R72, PC-R1000
• Voyager: 148GTL
• Sharp: GF-5454H (radio-gravador stereo)
• RCA Victor: 4-C-533 (radio-relógio valvulado)
• Empire: 6550 (valvulado)
• Pan International: NR-82F1

Todos os rádios da minha coleção estão em perfeito estado de conservação e funcionamento, e os utilizo no esquema de “rodízio” para que não parem de funcionar por falta de uso.

Possuo ainda alguns rádios mais modernos fabricados na China da marca Tecsun, Degen e Sangean, bem como diversos modelos de antenas para ondas médias e curtas, sintonizadores e amplificadores de RF, muitos deles construídos artesanalmente pelo grande amigo Valdemar Scaquetti, de Caieiras-SP, como a famosa e ótima antena looping magnética, e que por ser direcional é excelente para eliminar ruídos provenientes das mais diversas fontes internas e externas.

Para finalizar, gostaria de agradecer ao amigo Rudolf pela oportunidade de poder escrever o meu perfil, bem como parabenizá-lo pelo excelente blog que mantém sempre nos trazendo informações importantes sobre o nosso hobby. 

Quem desejar entrar em contato comigo, meu e-mail é paschoal.dxcb@terra.com.br .
Um forte 73 a todos e boas escutas.

Paschoal Francisco Fideli
São Paulo - SP

Nenhum comentário: