...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

17/10/2010

Perfil: Leonidas Nascimento

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, com suas próprias palavras. A gratidão a estes que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho. Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.


LEONIDAS NASCIMENTO
Radioescuta e DXista
 
 
"Nasci em 1966 no nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, próximo ao Vale do Jequitinhonha, na cidade de São João Evangelista, uma pequena cidade distante dos grandes centros. Era uma criança afortunada pois na minha casa possuíamos um Receptor de rádio da marca Semp com apenas 3 faixas de Ondas Curtas. Minha mãe durante a tarde acompanhava as radio novelas. Este receptor nos mantinha informados e também nos divertia com seus diversos programas, fazia bem o seu papel.
 
Notava que uma determinada hora o receptor era desligado, um dia com aquela curiosidade peculiar das crianças perguntei a minha mãe a razão disto, ela disse que o motivo de desligar o receptor era que as emissoras brasileiras eram fortemente interferidas por emissoras do exterior e que os locutores falavam outros idiomas e me mostrou pacientemente e carinhosamente como era o funcionamento, assim nesta noite pude visitar uma séries de cidades e paises que nunca imaginei visitar, começando por Montreal, passando por Londres, Washington e encerrando a minha viagem naquele dia em Moscou, isto tudo sem sair da sala da minha casa. A partir deste dia com o consentimento um tanto duvidoso da minha mãe pude explorar este novo mundo, ás vezes sem exagerar muito pois tinha que economizar as pilhas que possivelmente eram caras para o orçamento da nossa família, visto que naquela época era um dos poucos bens que possuíamos.

Ouvir emissoras Internacionais de Ondas Curtas começou a me dar uma sensação boa, agradável e abriu sem dúvidas meus horizontes, numa época em que tínhamos uma imprensa censurada, ouvia os noticiários e ponto de vista de emissoras como a BBC e Rádio Nederland, países com uma imprensa já amadurecida e não tendenciosa.

No inicio dos anos 80 comecei a ouvir os programas sobre Dexismo, quando então fiz um curso "Cuase todo en diexismo" produzido pela Rádio Nederland e o interesse pelo hobby se intensificou quando recebi o meu primeiro cartão QSL da própria Rádio Nederland, desde dia em diante não parei mais com os envios de informes de recepção.

Quanto aos equipamentos, tinha ganhado de presente da minha avó um Motoradio de 7 faixas, que me ajudou bastante a descobrir novas emissoras, mas que infelizmente não pude contatar na época, pois as mesmas não possuíam Caixa Postal no Brasil, como os preços das correspondências Internacionais eram muito caras e por ser estudante não podia custear tais envios, mesmo os brindes que as vezes chegavam não podia retirar nos correios, pois eram taxados pela Receita Federal.

Em 1994 ganhei de presente da DW o meu primeiro receptor digital um Siemens RK 759, que ainda utilizo até os dias de hoje para minhas escutas, um excelente receptor que tem apenas um pequeno problema excessivo consumo de pilhas, este receptor me ajudou bastante no hobby, nos últimos anos tive a felicidade de ganhar vários outros brindes das emissoras, entre eles destaco os receptores: Grundig YB 400 e YB 80 e um Vodafone a manivela e a placa fotovoltaica.

Outra atividade bastante prazerosa no hobby e poder participar como Monitor de alguma emissora de Onda Curta, durante estes anos participei do quadro da Rádio Vaticano, RSA, Taiwan, NHK e DW, sendo que desta última continua na ativa até os dias atuais. A DW envia anualmente a todos os seus monitores um exemplar do WRTH.

A tristeza por parte do hobby se dá quando alguma emissora encerra seus serviços de Ondas Curtas, tenho hoje em minha casa antena direcionada para vários satélites onde posso ouvir confortavelmente em áudio estéreo várias emissoras que transmitem nas Ondas Curtas, além da Internet que também nos dá esta possibilidade, mas nunca utilizo estas tecnologias, sou fiel a minha paixão que é o rádio de Ondas Curtas, estarei na escuta enquanto tiver uma emissora emitindo por esta via, com seus ruídos, QRMs e fadings, espero sinceramente que seja por muitos anos ainda.

Pra encerrar outro fator que ao posso deixar de mencionar e o fato de conseguir através do hobby um extraordinário número de amigos, pessoas de todos os níveis, raças, credos, idades, unidos pela mesma paixão. Ano passado por exemplo tive a honra de receber em minha casa uma amiga que conheci através da Rádio HCJB de Quito no Equador, foi mais um grande presente que o rádio proporcionou pra mim e família.

Um forte 73s a todos e boas escutas...

Leônidas dos Santos Nascimento
São João Evangelista-MG

RX: Siemens RK 759
Antena: Long Wire 7 metros"

2 comentários:

nEIDE disse...

Isso é so para quem pode!!!!!!
PARABÉNS MEU AMIGO E COLEGA!!!!!!

nEIDE disse...

Isso é so para quem pode!!!!!!
PARABÉNS MEU AMIGO E COLEGA!!!!!!