...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

06/10/2010

Perfil: Célio Romais - Porto Alegre RS

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, com suas próprias palavras. A gratidão a estes que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho. Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.


CÉLIO ROMAIS - Porto Alegre RS
Jornalista e rádioescuta


Tenho quase três décadas de sintonia das ondas curtas. Iniciei as escutas no início dos anos 80. BBC de Londres, Rádio Suécia, Rádio Suíça, Nederland, Central de Moscou, entre outras, passaram a fazer parte da minha rotina de radioescuta, quando adquiri um receptor Motorádio. Fui ouvinte fiel do programa O Mundo das Comunicações, apresentado pelo jornalista brasileiro Jacob Borestein, pela Rádio Nederland, onde aprendi técnicas sobre a radioescuta e dexismo. Na época, filiei-me aos antigos Globo DX e DX Clube Paulista. Acompanhei, com satisfação, a 1ª edição do programa Encontro DX, transmitido pela Rádio Aparecida, com apresentação de Raimundo Leonardo Bezerra. Lembro-me perfeitamente das em português das rádios Tirana, Sofia, Voz da Grécia, Paz e Progresso, Suécia, Suíça, Damasco, Kol Israel, entre outras.

Atualmente, com o advento da Internet, tenho um blog onde publico informações atuais do mundo das ondas curtas. Sou, há alguns anos, editor da coluna Panorama DX, do boletim impresso do DX Clube do Brasil. Também participei de alguns programas – que não existem mais - que divulgavam as ondas curtas, como o DX HCJB e o Rádio DX, transmitidos pela HCJB Global e Rádio CVC, respectivamente. Participo, semanalmente com boletins gravados nos programas Memórias do Rádio no Ar, pela Rede Mirante de Rádio, de São Luís (MA); Encontro DX, pela Rádio Aparecida, de Aparecida do Norte (SP); Além Fronteiras, pela Rede Canção Nova de Rádio, de Cachoeira Paulista (SP); e Amigos do Rádio, pela Rádio Transmundial, cujo transmissor está localizado em Santa Maria (RS). Sou um dos colunistas do site do Instituto Caros Ouvintes, de Florianópolis (SC).

Faço minhas escutas com um receptor Sony ICF SW7600G, um Degen DE1103 e um Tecsun PL-380. Em todos, utilizo uma antena Loop Blindada, que dá uma performance de sintonia gratificante para quem reside numa cidade grande. Minha preferência é pelo dexismo em ondas tropicais, mas não deixo de acompanhar programas em português e espanhol que julgo relevantes para o enlevo cultural. Também tenho uma coleção de centenas de cartões QSLs e adesivos de emissoras que pretendo, em breve, catalogar.

Sou grato ao rádio por ter me colocado em contato com outras culturas, idiomas desconhecidos, músicas em estilos mil e muita, muita amizade, seja com outros ouvintes do Brasil e do exterior e até mesmo de profissionais que fazem rádio. Graças ao rádio, pude compreender um pouco mais da história e da geografia do nosso planeta, de como o homem faz guerras em nome do dinheiro e manipula pessoas e nações. Acredito que o rádio em ondas curtas está passando por uma mudança, indo do analógico para o Digital Radio Mondiale – DRM, que ainda carece da fabricação de receptores. A importância que as ondas curtas tiveram na Guerra Fria foi substituída, nos dias atuais, por programações que primam por difundir notícias e aspectos culturais, folclóricos e músicas de povos e nações. Neste contexto, têm papéis importantes emissoras como a Rádio Internacional da China, a RDP Internacional, a Rádio Romênia, a Voz da Rússia e a Rádio Japão. A Rádio Havana Cuba possui um destaque especial por protagonizar um duelo político com o governo norte-americano que tem em mãos a Rádio Marti, uma estação de propaganda política contra o regime político da ilha caribenha.

Nenhum comentário: