...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

11/09/2010

PERFIL: Ulysses Galletti - Itatiba SP

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, com suas próprias palavras. A gratidão a estes que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho.
Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.

ULYSSES GALLETTI, PY2UAJ
Radioamador e Radioescuta (DXista)

Ulysses Galletti, PY2UAJ

"Meu nome é Ulysses Albuquerque Galletti. O Albuquerque por parte de mãe. Meu avô nasceu em Pernambuco, descendente de portugueses. O Galletti por parte de pai. Meu pai é filho de imigrantes italianos que vieram para o Brasil no inicio do século. Nasci em São Paulo Capital, em 1940.
Desde criança eu me interessei por rádios. Aos 7 anos de idade acompanhava meu pai, radioamador, PY2 BBH, na montagem dos transceptores que utilizava. Lembro muito bem das válvulas 807, da compra de equipamentos que foram vendidos como “sobra de guerra“ pelo exército americano após o termino da segunda guerra mundial . Também me lembro dos seus QSOs que meu pai mantinha com radioamadores brasleiros e estrangeiros, e da rotina dos radioamadores nas décadas de 40 e 50 , isto é , do atendimento a diversos pedidos de remédios, de informações que transmitiam sobrepessoas doentes , falecimentos, etc.
Quando podia, utilizava os receptores do meu pai, como Hallicraft e Hammarlund, ambos da década de 40. Sintonizava diversas emissoras internacionais, a Radio Nacional do Rio de Janeiro, e contatos de radioamadores.
Durante muitos anos sempre tive um receptor que cobria as bandas de ondas curtas. Ouvia regularmente programas transmitidos em português pela rádios A Voz da América, BBC de Londres e outras.
Meus cursos universitários de Ciências Contábeis e Administração de Empresas foram noturnos e quando ia para a faculdade, ouvia emissoras de ondas curtas com o rádio que tinha no meu carro . Naquela época costumava ouvir as seguintes emissoras: Voz da América, Holanda, BBC, Alemanha, Canadá, Moscou, Japão, etc.
Nos últimos anos da década de 70 comecei a me interessar por equipamentos de recepção mais sofisticados , com mais recursos. Procurava comprá–los lendo anúncios nos jornais, no caderno de classificados.
O primeiro receptor mais diferenciado que adquiri foi um Sony CRF 5080. Tempos depois troquei aquele receptor, analógico, pelo meu primeiro com frequencímetro digital, o Panassonic RF 3100.
Como sempre morei em apartamento em São Paulo e não podia colocar antenas em cima do prédio , desenvolvi vários modelos de antenas, que colocava na janela do quarto, em volta dos pés da cama, no vidro da janela, bobinadas, encurtadas, usadas em caminhão. Fiz diversas antenas cortadas especificamente para a freqüência a ser escutada.
Enrolei bobinas com núcleos de ferrite. Conectava a antena no receptor enquanto enrolava o fio da bobina e movimentava o ferrite, para que fossem mais precisas para o tamanho da antena ,e freqüência que desejava escutar.
Com o tempo me interessei em conhecer receptores de boas marcas. Como eram caros e não podia comprar todos, vendia um para comprar outro. Fiz muitas compras nas chamadas “vendas de famílias estrangeiras que deixavam o pais“. Fiquei conhecido nas empresas que organizavam aquelas vendas , e assim , sempre era informado quando surgiam rádios receptores para vender . Pesquisei muito sobre receptores em livros especializados e revistas. Cada vez que me interessava por algum novo receptor constatava que os seus preços eram bem elevados.
O meu objetivo era ter o receptor JRC NRD 525. Foi difícil mas consegui atingir este objetivo há alguns anos, quando minha filha residia nos Estados Unidos . Fui visitá-la algumas vezes e na ultima comprei o JRC.
No inicio da década de 80 conheci o primeiro amigo dexista, Sergio Doria Portamian, logo depois tive a felicidade de conhecer o Professor Robert Veltmeijer, pude visitá-lo com certa regularidade, e assim, adquirir conhecimentos sobre o hobby da radioescuta e dexismo. Também pude fazer outros amigos do DX Clube Paulista , do Globo DX, etc.
Sempre gostei de participar de competições, e por este motivo não deixei de participar do primeiro concurso de escutas das bandas tropicais da América do Sul, promovido pelo DX Clube Paulista. Isto ocorreu em 1984. Eu me programei e fui a luta e fui muito incentivado pelos participantes, e com a grande quantidade de logs que enviei fui classificado em primeiro lugar. Guardo com muito orgulho o diploma que recebi. Participei do segundo concurso das bandas tropicais, em 1993. Neste fiquei em segundo lugar.
Quando surgiu em 2004 o primeiro concurso de ondas médias, idealizado e comandado por Adalberto Marques de Azevedo, me preparei novamente. Usei antena DZ e radio Sony ICF 6800W. Este conjunto funciona muito bem. Procurei sintonizar freqüência por freqüência as emissoras e, preferencialmente, até conseguir a identificação de cada uma. Consegui o primeiro lugar.
Participei também em 2004 do concurso 'A Volta ao Mundo das Ondas Tropicais', também muito bem idealizado e comandado por Adalberto Marques de Azevedo, fiquei com o terceira colocação.
Há aproximadamente 18 anos construí em Itatiba – SP uma casa de campo com paredes de madeira maciça de 4,5cm de espessura. A madeira maçaranduba, não prejudica a pratica de escutas de radio.
Minha casa de finais de semana está em um local alto de um condomínio na zona rural de Itatiba. Como o terreno é de bom tamanho pude instalar diversas antenas: longwire, multibandas, verticais. As antenas que melhores resultados me deram foram, uma Delta Loop em posição horizontal, desativada no momento, e a T2FD para Banda Tropical projetada pelo experiente dexista Adalberto Marques de Azevedo que utilizo regularmente. É em Itatiba que, nos fins de semana, faço as minhas escutas e a maiorparte das gravações dos programas DX.
Atualmente, além do receptor, utilizo: antena tuner, amplificador de RF, filtro de passa baixas passa altas, gravador, filtro DSP, fone de ouvido. Minhas escutas são bem complexas. Até sintonizar uma emissora perfeitamente tenho que mexer em uns 15 botões. Entendo que o melhor no hobby de radioescuta é tornar bem audível um sinal fraco, distante de pouca potência e, em principio, inintiligível.
O que mais gosto de sintonizar são emissoras da banda tropical, por serem emissões que revelam a vida local onde ficam as rádios, diferentemente das emissoras que transmitem para o exterior. Estas sintonizo para escutar o noticiário internacional e comparar a mesma noticia dada por diversos países embora isto fosse mais evidente na época da “guerra fria“. Desde a década de 80 escuto programas dedicados aos radioescutas e dexistas. O programa internacional que mais me agradou , que gravava todas as 3as feiras, foi o Editor DX da Radio Suécia . Escutava também o da RadioNederland. Escuto também, sempre que possível , todos os programas dedicados a radioescutas de rádios brasileiras.
Tenho um prazer muito grande de compartilhar as minhas experiências. Fico feliz em poder ajudar e facilitar o caminho de outros radioescutas.
Para realizar minhas escutas, dependendo das circurtancias, disponho atualmente dos seguintes equipamentos, adquiridos ao longo de mais de 30 anos: Receptores portáteis OM/FM: CCRADIO PLUS e General Eletric Modelo NO. 7-2880-B. Receptores portáteis SW: ZENITH B 600, BARLOW WADLEY XCR 30 MARK 2, DEGEN Modelo: DE 1103 e DE 1121, EMERSON MBR-1, SONY Modelos: ICF 6800W, CF 950S e ICF-F12S. Receptores de mesa SW: JRC NRD 525 e Rohde& Schwarz EK 47.Receptores scanners VHF/UHF: YAESU Modelo: FRG 9600 e Realistic PRO-34. Transceptores HF: KENWOOD Modelos: TS 440, TS 570D. Transceptor VHF: YAESU Modelos: FT 480R e ICON Modelo: IC 28H. SDR ( rádio definido por software ): RF Space modelo SDR-IQ.Wirless Internet Radio: GRACE DIGITAL AUDIO GDI-IR2000. Filtros de áudio: AUTEC RESEARCH Modelo QF-1, JPS Modelo NR 60, SUPERSCAF, SoundEnhancerActive Speaker: Grove SP-200 e Kenwood SP-940. Gravadores: MARRANTZ Modelo PMD 201, SONY Modelo: MZ R 37. Conversor VHF/HF: DATONG Modelo: PC-1. Pré Amplificador de RF: AMECO MOD. PT-3. Acopladores de antena: MFJ Modelo 956, MFJ Versa Tuner V Modelo MFJ-989C, Sintonizador Indutivo de Antena do Dema e Diversos de construção artezanal. Noisecanseler: MFJ Modelo: 1026. Fone: KENWOOD Modelo: HS 5. Atenas portateis para OM: DZ 45 e RGP3. Antenas portateis para OC: AOR LA 350 e Loop Articulada do Dema. Decodificador de CW, RTTY, ASCII e BAUDOT: Telereader Mod. CWR-6700 com Monitor Multltoc M-5. Outros: Transferidor de OM do Dema, Amplificador de RF-OM do Dema.
Nos últimos anos, por incentivo dos amigos Célio Romais e Carlos Felipe, tenho contribuído com a apresentação de programas DX nos quais o DX Clube do Brasil participa. Colaboro também com o PODCAST QTC BRASILEIRO e com a Radio Legal com a apresentação de programas destinados aos radioescutas e dexitas via internet.
Recentemente fui convidado pelo Presidente da LABRE-SP, Aramir Lourenço, para colaborar com o Departameno de SWL da entidade, onde estamos procurando divulgar o nosso hobby e compartilhar nossos conhecimenos, inclusive com a parceria do DXCB.
Espero de alguma forma estar dando uma pequena contribuição para a radioescuta e do dexismo.
Ulysses Galletti
08/09/2010"

3 comentários:

Toppan disse...

Ulysses, seu histórico e dedicação só nos incentiva a continuar no hobby. Parabéns um forte abraço e muita saúde.
toppan

J. M. Lorente disse...

Bela biografia sr. Ulisses... Parabéns!

A nossa história é muito semelhante e os nossos gostos colecionáveis também!

Um forte abraço!

PS: Lembranças para o companheiro jornalista Celio Romais que adotou o meu artigo "Os Anos Dourados Das Ondas Curtas" que criei há vários anos.
Espero brevemente retornar ao Mundo do D-Xismo, juntamente com esta galera pujante.

Anônimo disse...

Sr. Ulysses; que linda sua trajetória de vida, o senhor é um grande cidadão brasileiro, fico honrado em escutar o senhor pelo rádio em Ondas Curtas com toda satisfação em minha casa, saúde e felicidades ao senhor!
Leandro de Joinville/Santa Catarina