...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

18/09/2010

PERFIL: Francisco Galetto Jr. (Fran)

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, em suas próprias palavras. A gratidão a estes, que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho.
Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.


FRANCISCO GALETTO JR. (FRAN)
Itapecerica da Serra SP
Radioescuta (SWL), Radioamador PY2FGJ


Desde o começo da minha vida o rádio se faz presente, meu pai era radioamador PY2DLX , e com todos os equipamentos de rádio que ele possuia comecei a me entusiasmar desde cedo com o rádio. O meu primeiro rádio foi um National NC 400 presenteado pelo meu pai em 1967 como presente de aniversário de 8 anos de idade, um ótimo rádio valvulado que cobria a faixa de ondas médias e curtas, ele tinha um capacitor vaiável embutido que mesmo com um pequeno pedaço de fio tinha um ótimo ganho de recepção, eu passava horas sintonizando ondas curtas.

Em 1969 tive meu primeiro receptor de FM (88 a 108 Mhz) era de marca Inelca, eu não lembro o modelo, na época eu morava no bairro do Brooklin na capital São Paulo, nessa época São Paulo só tinha 2 emissoras de rádio em FM, a Rádio Cultura em 88.1 Mhz e a Rádio Difusora 96.9 Mhz, ambas na verdade eram links para interligar o estúdio para suas respectivas emissoras de ondas médias, eram de baixa potência.

Em 1985 quando mudei para Itapecerica da Serra comecei a dedicar ao DX na faixa de FM adiquiri um Receiver Gradiente S125 que possuo até hoje, apesar de analógico tem uma ótima recepção, tenho uma antena direcional Yagi de 10 elementos de construção caseira sintonizado para 98 Mhz o centro da faixa, nessa época São Paulo tinha poucas emissoras de rádio, eu diáriamente escutava emissoras de FM do Rio de Janeiro, na posição que eu me encontro tenho uma ótima abertura para leste e a freqüência das emissoras do Rio eram exatamente no intervalo das emissoras de São Paulo, também as emissoras de São Paulo e do Rio de Janeiro seguiam um padrão de separação de frequencia de 0,8 Mhz por ex: São Paulo 92.1 92.9 93.7 94.5 .. e assim por diante, as do Rio: 92.5 93.3 94.1 94.9 ... e assim por diante, também em outubro de1990 consegui uma abertura esporádica com Santiago Chile em 92.5 Mhz e em novembro de 1992 uma ótima abertura esporádica para o Nordeste do Brasil recebi várias emissoras. Hoje em dia é quase impossível fazer DX FM por aqui devido o dial lotado de emissoras legalizadas e também de muitas piratas, a propagação precisa estar muito aberta.




Também aprecio muito fazer DX TV em VHF e UHF


Em 1974 tornei-me sócio da Labre e radioamador classe C como PY2 WAQ, na época além faixa dos 80 metros eu também gostava de operar da faixa dos 2 metros FM VHF, foi uma época muito boa, não tinha clandestinos bagunçando, enfim foi uma época em que se fazia um verdadeiro radioamadorismo em 2 metros FM, hoje sou radioamador Classe A meu indicativo é PY2FGJ e sócio remido da Labre, o meu segmento favorito é 10 metros FM 29.600 Mhz, é um segmento bem diferente de propagação já que está perto do VHF e está dentro do HF quando abre a propagação proporciona ótimos comunicados, quando 10 metros está fechado costumo operar em 15 metros USB.



Os equipamentos que possuo são: Yaesu FT-757GX, Yaesu FT-101ZD, Kenwood TMG 707. Antenas: Yagi 3 elementos monobanda para 10 metros, Yagi 3 ele mon para 15 metros, Yagi 3 ele mon para 20 metros, Dipolos meia onda para 40 metros, 80 metros e 160 metros,. 2x11 ele VHF 2 metros.

Fran
16.09.2010

Nenhum comentário: