...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

18/09/2010

PERFIL: Luiz Tresso - Jundiaí SP

Segmento voltado a radioescutas, DXistas e radioamadores que relatam sua trajetória no rádio, eles mesmos, em suas próprias palavras. A gratidão a estes, que gentilmente compartilham sua vida na radio-comunicação, estimulando a tantos outros que seguem o mesmo caminho.
Este material foi enviado com exclusividade para a RadioWays. Qualquer reprodução parcial ou total do mesmo deverá seguir orientação prévia do titular deste site e/ou do autor da referida matéria.


LUIZ TRESSO
Radioescuta (SWL), Radioamador (PY2-OC)

Iniciei minhas atividades no radio ainda criança. Com seis anos de idade (1976) eu já utilizava o radio (Motoradio) multifaixa de minha avó para escutar ondas curtas.

Obviamente, eu não tinha a menor noção do que estava fazendo, mas adorava identificar as emissoras (brasileiras) e ouvir as de outros idiomas, mesmo sem nada entender.

As que nunca esqueço são as Rádios Aparecida e Marumby que sempre estavam presentes. Certa vez, ouvi uma emissora, transmitindo em espanhol, desde a Guatemala. Fiquei impressionado, quando, olhando para um mapa, descobri onde estava este país.

Quando eu tinha dez anos (1980), estava fazendo aulas de educação física na escola quando apareceu um rapaz com um HT para a faixa de 11 metros (radio do cidadão, popularmente PX). Ele estava em contato com uma estação distante quatro km. Aquilo despertou em mim um imenso interesse pelo radio.

Em 1985, já trabalhando, fui ao Dentel, acompanhado de minha mãe, onde registrei minha licença de radio do cidadão. O indicativo fornecido era PX2-H3358 que ainda mantenho. Meu primeiro transceptor foi um Motoradio de 23 canais, conhecido como "Mata-rato".

Realizei bons contatos na faixa de 11 metros. Um dos mais interessantes, foi com uma estação de Portugal, quando eu e alguns amigos montamos uma estação portátil em Campo Limpo Paulista. Ninguém acreditou que a estação era realmente de Portugal, até que um dia chegou o cartão QSL e todos ficaram pasmos hi.

Em 1993, eu estava em visita a um cliente onde conheci dois radioamadores. Neste dia eles levaram um HT da Kenwood, me mostraram como funcionava e como era o radioamadorismo. Mais uma vez recebi uma carga imensa de interesse. Tornei-me radioamador em 1995 com o indicativo PU2OCZ.

Mais tarde, em 1998, mudei-me para Jundiaí onde pude retomar e realizar novas experiências de radio com maior freqüência. Em 2001, em uma reunião da delegacia regional da Labre, conheci meus grandes amigos Flávio Archangelo PY2ZX e Milton Takeo PY2MTM.

Em 2002, após várias reuniões e tentativa de recrutar operadores, montamos uma equipe com três pessoas: Milton, Flávio e eu. Nascia o grupo Radioamadores do Japy. A partir daí, foram várias operações e experiências em conjunto. Pouco tempo depois, decidimos alterar o nome para JaPY DX Group que descreve melhor o objetivo do grupo.

Através do Flávio, conheci o DX Clube do Brasil, que eu já ouvia sobre, há muito tempo. Em 2004, participei de um DX camp, onde fiz várias amizades, conheci as listas de discussão e acabei incentivado a retomar as radioescutas que estavam paradas por algum tempo.

Hoje, tenho concentrado minhas escutas na faixa de FM broadcasting, ondas longas (LF e VLF), estações utilitárias e em modos digitais por todo o espectro de HF. Apesar de atualmente se concentrar nestas modalidades e faixas, gosto e realizo experiências em todas as outras.

Desde o início da amizade com o Flávio, Milton e criação do JaPY DX Group, são raros os dias que as experiências de radio estejam distantes. Se não for praticando, estou sempre pesquisando, preparando alguma operação ou experiência, etc.

Com isto,conquistei bons resultados como o primeiro contato em 144MHz entre estado de SP (Ilha Comprida) e Caribe, escuta de emissoras argentinas e do Caribe em FM BC desde Jundiaí, contato em 432MHz com estação da Alemanha via EME, etc. Todos os resultados são como troféus conquistados depois do esforço. Isto me dá um enorme prazer e me incentiva cada vez mais a realizar novas experiências.

Hoje, o indicativo de minha estação é PY2OC, conquistado depois de prestar exames para promoção à classe B em 2004. Em 2008, fui promovido à classe A, após prestar novos exames.

Atualmente é comum escutar de algumas pessoas que com o celular e com o "advento da Internet", o radio está acabando. Ouvir isto provoca em mim vontade de rir, pois nada substitui o radio. Além disso, estes não conhecem as inúmeras possibilidades oferecidas pelo radio ou pela radio freqüência.

Independente do que está adiante, eu serei sempre um adepto da radio freqüência hi.

73 de PY2OC, Luiz

Um comentário:

Mini Sumô Gogo Bot disse...

Bom dia Luiz

Eu vi um palestra sua sobre Hinternet e gostaria de maiores informações.

Meu e-mail ailtonfacanha@gmail.com

Ailton - PT7MIR