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11/09/2010

Cartão-resposta preparado (PPC)

Um assunto que não chega a causar polêmica, mas que atende às expectativas de quem ouve uma emissora em ondas médias, ou uma clandestina do exterior, e deseja receber a confirmação da mesma. Aplica-se a emissoras que ao receberem o seu informe de recepção simplesmente não irão reagir. Trata-se do cartão-resposta preparado (PPC). Adotado por uns, discutido por outros, o PPC é internacionalmente adotado. É uma realidade. Existem sites na Internet que apresentam imagens de PPCs aplicados por DXistas conhecidos e que identificam a sua finalidade.
Um exemplo de um PPC é o que mostramos a seguir e que foi trazido da Internet. Foi enviado à WADR (West Africa Democracy Radio) e confirmado pela emissora desta forma, mostrando que a mesma fora sintonizada por quem enviou o PPC. Evidentemente, quando o PPC foi enviado, seguiu junto um informe de recepção com os detalhes. Certas emissoras, de outra forma, dificilmente confirmariam as informações recebidas.


Para os que não abrem mão do tradicional QSL, este recurso pode ser um choque. Mas, aplicando-se este 'último recurso', ao menos recebe-se uma evidencia de que a informação enviada passou por mãos de um engenheiro da emissora ou de um diretor da mesma, e que mesmo sendo de natureza simples, foi entendido tratar-se de uma ação séria e crível. Os europeus são fortes neste assunto e mostram resultados interessantes.
Tenho enviado PPCs no decorrer do tempo para emissoras brasileiras que conhecidamente tem em seu histórico não enviarem confirmações a informes de recepção recebidos. Ou quando já foram reportadas ainteriormente (em alguns casos insistidas), e não houve reação.
O PPC que uso é elaborado sob o nome de 'Confirmação de Sintonia' (um linguajar fácil de ser entendido por quem o recebe; diferente, se fosse intitulado como 'Cartão-Resposta', 'QSL', 'Verificação', etc..., ou ainda se no cartão-resposta estiver estampado um mapa do Brasil ou emblemas de associações que desconhecem, não seriam respondidos por poder supor-se ser um elemento de controle de suas atividades, fiscalização... enfim!).
É enviado já preenchido com os dados da escuta, dando oportunidade ao diretor da emissora de concordar com o conteúdo dos mesmos, assinando-o e aplicando um carimbo da emissora, para em seguida devolvê-lo. O cartão deve conter as informações mínimas e suficientes sobre a escuta, e nada mais. Caso contrário, se desejarmos fazer algo mais completo, pode ocorrer o efeito contrário. Não receberemos a resposta que desejamos.
Nesta semana recebi um PPC que enviei há mais de um ano à Radio Imaculada Conceição, 1430 kHz, São Roque, sintonizada em São Bernardo SP, e ontem este me foi devolvido com assinatura e carimbo da emissora(evidencias mínimas para ser considerada uma confirmação). Já havia tentado obter resposta desta emissora anteriormente nas formas tradicionais sem sucesso, porém o recurso do PPC mostrou surtir efeito.
Para emissoras sobre as quais não se tem informações de confirmarem informes de recepção, o PPC existe como alternativa (os holandeses, finlandeses e alemães que o digam!). Nada muda em relação aos que preferem insistir com a emissora objetivando receber uma confirmação em papel timbrado, ou mesmo um cartão QSL (são pouquissimas no Brasil que adotam cartão QSL. O cartão QSL já foi mais aplicado há duas décadas atrás). A alternativa do PPC não substitui ao que tradicionalmetne se pratica.

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