...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

11/06/2018

Confirmação recebida: 800 kHz TWR Bonaire, ANTILHAS HOLANDESAS

800 kHz: TWR Bonaire, eQSL
 
DADOS DA RESPOSTA:
ESTAÇÃO: TWR Bonaire, Bonaire ANTILHAS HOLANDESAS
FREQUENCIA800 kHz - ondas médias
RECEPÇÃO: via KiwiSDR Santo Domingo, REPUBLICA DOMINICANA
DISTÂNCIA: 722 km (entre Santo Domingo e Bonaire)
IDIOMA: Português
DATA / HORA DA SINTONIA: 07.06.2018 08:40 - 08:55h UTC 
RECEPTOR: KiwiSDR + W6LVP Loop Antenna (instalado em Santo Domingo)
E-MAIL PARA ENVIAR INFORMES DE RECEPÇÃO: 800am@twr.org   
RECEBIDO: eQSL, após 2 dias. V/S: Bill Early  
NOTA: Verifica-se que o número de estações de rádio que validam informes de recepção oriundos de radioescutas que as captaram através de SDRs remotos aumenta consideravelmente. Quando num informe de recepção se afirma à estação que ela foi ouvida através de um receptor SDR remoto (situado em uma outra cidade, ou mesmo em um outro país), estas informações são aproveitadas pela área técnica da estação com naturalidade. Geram-se inclusive os cartões QSLs, eQSL e cartas de confirmação pela emissora, como se o informe de recepção refletisse uma escuta feita pelo tradicional método de recepção, usando o nosso equipamento favorito (receptor, antena, ou ainda um acessório). Ressaltando bem, o equipamento que usei com os recursos da Internet estão a milhares de quilômetros daqui.
No presente caso (acima), naquele momento não havia um bom sinal da TWR Bonaire aqui no sudeste do Brasil, dado que a Radio MEC RJ que atua na mesma frequência, a cobre quase que totalmente segundo percepções constantes de escuta. Pesquisei então a emissora em vários SDRs remotos, e pelas condições desfavoráveis de propagação daquele horário, por incrível que possa parecer, o melhor sinal da estação estava sendo recebido pelo KiwiSDR da TWR que está em Santo Domingo, Rep. Dominicana, embora a transmissão estivesse sendo dirigida para uma direção oposta, ao Brasil. E tudo isto foi relatado à emissora no informe de recepção criado.
Em outras palavras, isso quer dizer que o que  coletei e enviei de dados técnicos significa o mesmo como se eu estivesse pessoalmente naquele dia e hora na República Dominicana ouvindo a TWR Bonaire nas condições informadas.
Os registros técnicos da sintonia que enviei à emissora refletem as características do sinal recebido em Santo Domingo e não em São Bernardo SP Brasil, onde fiz a escuta. Há de se convir que a Internet, por onde trafegam as informações, em nada contribuem ou denigrem quanto à qualidade do sinal levantado através de um KiwiSDR e sua antena que está em muitos lugares identificados pelo mundo afora.
Como radioescuta, posiciono-me num processo como este como um canal de informação que fez o papel de alguém que nas mesmas condições deveria estar ligado na emissora, no caso, em Santo Domingo, República Dominicana, na região onde este KiwiSDR está instalado, embora eu estivesse captando o sinal aqui no sudeste do Brasil, por meio dos modernos recursos tecnológicos dos SDR remotos + Internet.

Nenhum comentário: