...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

10/10/2017

Icom IC-R8500 + Loop de quadro DZ45 (Banda tropical)

Antena loop de quadro DZ-45


IC-R8500 Image
Icom IC-R8500





ICOM IC-R8500 + LOOP DE QUADRO DZ45 (Banda tropical)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=INAImKsTtNE&t=3s 

Este vídeo contém a demonstração do resultado da conexão física da antena loop de quadro DZ45 (passiva) com o rx Icom IC-R8500. O fio aplicado pelo Rene Passold como malha da antena é de cordoalha (6 espiras), e na própria estrutura física da antena foi anexado um amplificador de RF. Os sinais recebidos pela antena DZ45 - Banda tropical tanto podem ser recebidos com o auxilio do amplificador de RF, posição On da chave do mesmo, como diretamente da antena sem amplificação (by-pass), posição Off.
A range de frequências aplicáveis a esta antena é de 1.8 - 8.0 MHz, cobrindo a faixa tropical em toda a sua extensão, mais as bandas de 41 e 49 m com bom resultado.
O que se verifica neste ensaio fala por si só, mostrando que com algumas tecnologias disponíveis podemos exercitar a radioescuta em plataformas distintas.
A frequência escolhida neste caso foi 7205 kHz, Radio France International, transmitindo de Issoudun (França), sinais apontados ao norte-noroeste da África.

CONCLUSÃO: Os resultados desta verificação em outras frequências que atuam na range de 1.8 a 8.0 MHz apresentam a mesma similaridade. A frequência de 7205 kHz foi escolhida para simples demonstração do sistema de recepção montado (rx, antena + amplif.).
Convido-os a se inscreverem no canal GrimmSBC (Youtube), onde tenho postado uma série de vídeos de escutas de minha preferencia, sempre com alguns dados adicionais e comentários para um melhor entendimento de cada caso. 

Nenhum comentário: