...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

13/08/2014

Experimentações com uma nova loop de quadro (45 cm), ativa

Sempre gostei de antenas internas (indoor). Até por questão de que desta forma me livro de situações complicadas, como pipas arrebentando a antena horizontal, ou mesmo enroscando-se em verticais, e similares. E em horas de conflito, a pipa nunca tem dono.
O Rene Passold desenvolveu uma antena loop de quadro de 45 cm de diâmetro interno, 7 espiras, capacitor variável e também um amplificador de RF  alimentado com bateria de 9V conectado à estrutura da antena. A antena não foi desenvolvida em série, é um exemplar único, e me encantei com os resultados que esta proporciona. Uso-a no meu shack. Como foi desenvolvida pelo Rene, batizei-a de 'RGP45-SW'. Uma tecnologia de qualidade! Nada diferente disso!
A abrangência de atuação da RGP45-SW vai de 1.8 MHz até 8.0 MHz, portanto cobre a faixa tropical completa, e também os 49 e 41 m, com resultados muito além do esperado. No radioamadorismo, cobre os 160, 80 e 40 m, também com bons resultados.
No fim da tarde de ontem anotei várias sintonias, inclusive emissoras novas, que enriquecem ainda mais o meu controle das escutas de emissoras.
A opção por possuir várias antenas parte do princípio de que se tivermos mais que uma antena, as possibilidades de boas sintonias crescem. Não há como definir 'a melhor' ou 'a pior' antena. Comparativos feitos por vezes precisam de mais critério e responsabilidade. Já ocorreu de eu usar uma antena 'top' obtendo um resultado médio numa determinada sintonia. Trocando de imediato de antena para uma mais simples, o resultado da mesma sintonia foi bem melhor.
Portanto, ter várias antenas, que vão de loops a horizontais, verticais, ativas, passivas, etc., só nos traz ganhos.
Uma série de estações foram captadas ontem, sinais dirigidos para outras regiões, que não o Brasil, apenas a Super Rede BV de Radio 6160 kHz Porto Alegre, que chegou melhor que em outras condições, os sinais desta estão dirigidos para o Brasil mesmo.
Antenas similares a esta estão disponibilizadas no site www.amantesdoradio.com.br .
Listo na sequencia do blog algumas estações sintonizadas com um rx Sony ICF SW7600GR, conectado à antena RGP45-SW, indoor, no meu shack, que fica num plano acima do telhado da casa.

Algumas imagens do sistema (rx + antena + amplificador de RF):

Rx: Sony ICF SW7600GR + Antena loop de quadro ativa RGP45-SW, apoiados numa base giratória para a melhor posição de recepção. Podem ser aplicados quaisquer outros receptores que possuam entrada para antena externa.

Conexão do receptor na antena (por cabo) no módulo de amplificação de RF - a chave destina-se à mudar a faixa de frequências em uso.

Lado oposto do amplificador de RF - chave on-off. Este módulo melhora muito a recepção. Sem estar ativado (chave em 'off'), o sinal está presente; se for ativado ('on'), tem-se o resultado desejado.

Conexão do cabo (à esquerda no receptor), que sai do amplificador de RF, no ponto de entrada de 'antena externa'.

Nenhum comentário: