...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

16/03/2013

Balão - Projeto Icaro III, 17 de março (amanhã)

Uma interessante nota que saiu há pouco pela lista QRP-BR, que é digna de ser compartilhada. As palavras da comunicação se auto-explicam. O link ao final da nota traz detalhes de sobra sobre a experiencia a ser realizada, a técnica e os resultados aguardados.

.......................................................................................................

Olá pessoal,

Estamos nos preparativos finais para o lançamento do balão do projeto Ícaro III amanhã às 9:00 hs. de Brasília. O Demilson PY2UEP passou agora de manhã aqui no QTH para apanhar o beacon de CW em 10m e trouxe o repetidor de banda cruzada para fazermos alguns testes. Ambos experimentos estão funcionando 100%! Agorá só falta torcer para que as condições meteorológicas sejam perfeitas.

Amanhã estaremos voando "light" e com um balão novo. Isso poderá nos permitir subir até uma altitude de 30 (ou mais) km. Se conseguirmos chegar a essa altitude, os sinais do repetidor de banda cruzada poderão chegar até a divisa entre Santa Cataria e Rio Grande do Sul, Goiania, Regiões dos lagos e serrana do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e leste do Paraguai.

Neste experimento, vamos ter estações controladoras no repetidor para coletar os indicativos e locator (ou cidade/estado) das estações paticipantes para posteriormente enviarmos um diploma de participação. As estações controladoras darão espaço para QTCs e transmitirão informações sobre o voo.

Frequências:

Entrada do repetidor: 437,600 MHz com subtom de 123 Hz
Sáida do repetidor: 144,330 MHz
Beacon de CW: 28,218 MHz

Reportagens do beacon de 10m serão muito benvindas!

Detalhes sobre o experimento podem ser obtidos na página:

http://projetoicaro.qsl.br/

73,

-- Edson PY2SDR

Nenhum comentário: