...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

09/12/2012

Receptor + antena loop de ferrite + amplificador de RF + antena externa (opcional): um resultado interessante!

Facilmente de ser deslocado fisicamente para um local pouco ou nenhum ruidoso do ambiente, o uso do Sony ICF2001D com uma RGP3 OC (ondas curtas), um amplificador de radio-frequencia indutivo, e por fim uma antena externa conectada à RGP3 OC (se assim for desejável), traz um bom resultado nas escutas.

Tenho usado estes equipamentos deixando-me satisfeito.

(Clicar na imagem para ampliá-la).


Descrição da imagem:
  • à direita, o receptor Sony ICF2001D;
  • à esquerda, sobre um prato giratório, um suporte acrílico inclinado que acomoda a RGP3 OC (marron);
  • sobre a RGP3 OC, o amplificador indutivo de radio-frequencia DXCB V1
  • conectado à RGP3 OC (cabo azul), a  antena externa (opcional).
Sem a antena externa conectada, e escolhida uma frequencia, o sinal é captado pela RGP3 OC para ser ajustado no botão preto; apoiada na RGP3 OC, um amplificador indutivo de radiofrequencia, que precisa ser ligado e deslizado lateralmente sobre a RGP3 até se obter um sinal mais forte. Por fim, gira-se um pouco o prato de apoio até a melhor posição de recepção do sinal pela RGP3 OC.
Se existir uma antena externa, esta pode ser conectada por uma garra jacaré, ou por meio de um conector próprio do amplificador. A intensidade do sinal tende a se tornar ainda melhor.
Nota: Um bom fone de ouvidos completa a satisfação da recepção.

Um comentário:

JoãoDamasceno disse...

Muito legal. Uma dúvida que me veio é que com a rgp3 não só não haveria a necessidade de antena externa como também não haveria a necessidade do indutor, pois, nessa configuração ambos teriam o efeito de aumentar e muito o ruído. (ou não é bem assim)? Sobre as antenas e com sua experiência, você saberia me dizer qual seria melhor: a long wire, a rgp3 ou a loop magnético? Valeu e tudo de bom.