...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

19/08/2012

O que é Dexismo? - Sergio D. Partamian

Um interessante artigo onde Sergio Doria Partamian define bem a questão de interpretação sobre o que vem a ser um radioescuta, um dxista, um radioamador, um SWL, etc., especialmente as diferenciações entre cada um destes.

........................................................................................................................................

DEXISTAS (DX-ers), RÁDIO ESCUTAS, RADIOAMADORES, OUVINTES DE ONDAS CURTAS E MONITORES DE EMISSORAS INTERNACIONAIS. QUAIS AS DIFERENÇAS?
Na categoria genérica e imprecisa de ‘Rádio Escutas’ podem estar enquadradas todas e quaisquer pessoas que ouçam o rádio: o ouvinte de uma emissora local, o empregado de uma estação que tem por tarefa ouvir as concorrentes, o monitor de radio internacional, o radioamador (quando apenas escuta o seu rádio), o promotor de testes de equipamentos de rádio e antenas, o Dexista e até mesmo aqueles que se dedicam a ouvir sinais de rádio provenientes de fontes tão exóticas como os morcegos (!). Ou seja, o ‘rádio escuta’ é o ouvinte de rádio em sentido amplo, tal como o termo em si mesmo sugere.
.......

(Leia o artigo completo clicando sobre o link do mesmo em 'Artigos Técnicos' / lado direito do blog)

Nenhum comentário: