...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

18/03/2012

Rádio Santa Helena deverá sair do ar neste ano!



Uma das ilhas mais remotas do planeta, Santa Helena, no Atlântico Sul, sofrerá significativas mudanças em sua mídia este ano. A Rádio Santa Helena, que atualmente opera em ondas médias pela frequencia de 1548 kHz, e que durante vários anos suportou a transmissão anual por ondas curtas, está encerrando suas atividades. Sua empresa de origem, a St. Helena News Media Services está sendo dissolvida, e a edição final do seu jornal The St Helena Herald foi publicada em 9 de março de 2012.
Em seu lugar está sendo criada uma companhia suportada pelo governo, chamada de St Helena Broadcasting Corporation (SHBC), e que irá operar três estações de rádio FM na ilha, uma das retransmitirá a BBC World Service. A intenção é que a SHBC se torne autossustentável em torno de três anos. Ela foi oficializada em fevereiro, e sua atividade também integra a publicação de um jornal semanal que substituirá o Herald. A edição inaugural desta será publicada ainda este mês, porém as estações de rádio não deverão estar ativas até o verão. Até lá a Rádio Santa Helena continuará operando.
Há outra estação em atividade na ilha, a Saint FM que começou a operar em 2005, e que foi convidada a fazer parte da nova organização, o seu gerente da estação Mike Olsson retirou-se das discussões. A Saint FM provê um serviço comunitário 24 horas por dia em FM, e também está na Ilha de Ascensão, Ilhas Falkland e Tristão da Cunha. Seu sinal pela internet permite ouvi-la ao redor do mundo para manter-se em contato com aspectos familiares da ilha. O gerente da Radio Santa Helena, Tony Leo, pode ser ouvido na Saint FM às quartas-feiras das 1500 às 1700 UTC. A Saint FM também publica um jornal semanal, o St Helena Independent. 
A população residente em Santa Helena, que têm direito a portar um passaporte do Reino Unido, mas não têm direito automático de residência naquele País, é atualmente composta por pouco mais de 4.000 habitantes, está sendo impulsionada ao crescimento com a chegada do pessoal da empresa de construção do primeiro aeroporto da ilha, cuja abertura está prevista para 2015. Atualmente recebe cerca de 1000 turistas por ano, mas com os novos projetos este número deverá crescer para até 50.000.
(Andy Sennitt / R Holanda Media Network Weblog, via Shortwave Central/Divulgação autorizada)


Nenhum comentário: