...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

20/06/2010

Antena Loop Coaxial de Ondas Curtas para Espaços Limitados


(Matéria de autoria do Eng. Sarmento Campos, Rio de Janeiro-RJ)

Entre numerosas outras aplicações e vantagens, as antenas magnéticas podem resolver problemas de radioescutas residentes em apartamentos. É de conhecimento que os sinais do transmissor ao receptor estão sendo transmitidos por meio de ondas eletromagnéticas. Como se depreende do próprio nome, as ondas eletromagnéticas têm dois componentes : elétrico e magnético.

Para acoplar os transmissores e receptores às ondas eletromagnéticas, faz-se uso, em geral, nas ondas curtas, do componente elétrico. Por outro lado, os receptores domésticos portáteis, de ondas medias, longas e tropicais, via de regra, são equipados com antenas de bastão de ferrite, fazendo uso do componente magnético das ondas,

Quanto maior o comprimento de onda, mais vantagem apresenta a antena magnética. Para uso em Ondas Curtas até Ondas Médias, as antenas de recepção mais convenientes são as magnéticas, como de ferrite ou de loop blindadas que iremos abordar ( obviamente com blindagem interrompida ).

Matéria completa: http://www.sarmento.eng.br/LoopCoaxialBlindada.htm

Um comentário:

JoãoDamasceno disse...

Independentemente da questão do espaço, você tem informações sobre que antena teria um melhor desempenho? Seria a Long Wire Unifilar com Balun? Seria a Long Wire Dipolo? A Loop Magnético? A RGP3 (ou antena com aqueles bastões grandes de ferrite em um cano PVC)?