...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

21/10/2018

Radio - Memória: Canal 4 TV Difusora, São Luiz Maranhão

Na década de 70, além de além de me ligar nas estações de rádio, pude também fazer alguns DX em TV. Isso mesmo: TV, na TV da casa. Usávamos em casa um aparelho de 18 polegadas P&B, conectado a uma antena externa comum. Girando-se manualmente a antena na base - muito comum há muitos anos atraés (no mastro, junto à janela), podíamos captar algumas estações de TV de outras regiões nos canais não ocupados localmente. E um dos resultados foi este, na região urbana da cidade de São José (6 km de Florianópolis). 
Lembro-me de ter recebido um bom áudio, e o vídeo foi de qualidade regular, mas estável. O suficiente para se anotar os dados da recepção, para informar à referida estação de TV. Captei outras estações de TV do nordeste do Brasil e também do Chile da mesma forma, algumas me responderam outras não. 
Este sem dúvida, para mim foi algo muito especial nos primórdios da minha trajetória na radioescuta, voltado ao DX. Desta vez, em TV. 

Canal 4: TV Difusora, São Luiz - Maranhão

ESTAÇÃO: TV Difusora, São Luiz - Maranhão
FREQUENCIA: Canal 4
DATA / HORA DA SINTONIA: 11.02.1978 - 1952 UTC 
LOCAL DA ESCUTA: São José SC (onde residi até 12.1978)
RECEPTOR: TV Telefunken P&B, analógica - antena externa 6 elementos
ENVIO DO INFORME DE RECEPÇÃO: 13.02.1978, via correio postal
RECEBIMENTO DA CONFIRMAÇÃO: 14.04.1978, via correio postal 

Nenhum comentário: