...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

17/10/2018

Radio - Memória: 1070 kHz LR1 Radio El Mundo, Buenos Aires Argentina

Esta foi a primeira confirmação de escuta que eu recebi. 
Era o ano de 1976 e eu morava em Florianópolis no bairro Saco dos Limões, a 100 m da orla marítima (no fim daquele ano a família mudou-se para São José, a 12 km dali). Havia recém adquirido um receptor Transglobe Philco B481-3 na loja Stein & Cia (Rua Conselheiro Mafra). Era o top dos receptores da época. 
Já havia manuseado alguns outros receptores da família anteriormente: um Hitachi HS-822, portátil, e um 'radio de mesa' ABC A Voz de Ouro (um belo receptor, no sentido amplo, que viria a usar até o final da década de 80, quando os cupins deram cabo dele...). Naquela época o único amigo para assuntos de rádio era o meu pai, Dr. Ernst Grimm. Na sala da nossa casa havia um Telefunken Concertino II, através do qual ele ouvia as suas estações preferidas de ondas curtas. Pouco eu o usei, mas percebi que as ondas curtas estavam carregadas de opções. 
Também, a família costumava ouvir por este receptor o 'Jornal de 30 minutos' da Radio Eldorado SP, 700 kHz, para se atualizar sobre os fatos que aconteciam no Brasil e no mundo. Um ótimo sinal. 
A antena conectada ao Telefunken estava instalada no forro da casa, acima do meu quarto, cujo fio cabinho de ligação com o rádio Telefunken (andar inferior) passava fisicamente pelo meu ambiente. 
Por obra do acaso, eu montei uma simples prateleira no meu quarto, e sem saber, isto foi o gatilho para o inicio da minha atividade em rádio. Eu não sabia o que a construção desta prateleira viria a trazer. Colado a esta, estava aquele fio que vinha da antena interna para o receptor que estava na sala. Na verdade eu queria apenas um local para acomodar o ABC A Voz de Ouro que eu havia adquirido tempos antes para ouvir sabe lá o que. De imediato eu percebi que desta forma, pelas ondas médias, começavam a chegar outras emissoras. Colocava o rádio ali, as estações chegavam. Tirava o rádio dali, certas estações não chegavam. Tecnicamente eu ainda não entendia o que estava ocorrendo, mas, passei a usufruir da novidade. 
Pelas ondas médias passei a ouvir Buenos Aires, Montevideo, Santiago, e até estações da Colômbia em ondas médias eu cheguei a ouvir. Também ouvi muito algumas estações do Rio de Janeiro e uma de minhas favoritas era a 1280 kHz Tupi do RJ. Procurava não perder nenhum dos programas do saudoso Collid Filho, programas da madrugada. 
Na mesma época, meu pai havia adquirido uma edição do WRTH (World Radio & TV Handbook, que a guardo até hoje), o que me escancarou um novo caminho. Olhava as frequencias, e procurava localiza-las no receptor (analógico!). E achava. E assim foram com tantas outras. .
Voltando à confirmação apresentada nesta postagem. Era o ano de 1976 e foi de fato a primeira em broadcasting. Ouvi a estação, criei uma carta simples (máquina de escrever, um informe de recepção bastante primitivo, em português mesmo), e postei a correspondência para Buenos Aires no correio (agência da Praça 15 de Novembro). 
Com muita alegria e um baita saudosismo, apresento-lhes esta confirmação com os seus dados da escuta. O cartão está fisicamente guardado até hoje, como todas as outras 4.005 confirmações recebidas até o dia de hoje. 


1070 kHz: Radio El Mundo, Buenos Aires ARGENTINA

ESTAÇÃO: LR1 Radio El Mundo, Buenos Aires ARGENTINA
FREQUENCIA: 1070 kHz - Ondas médias
DATA / HORA DA SINTONIA: 03.01.1976 - 22:31 UTC (*)
LOCAL DA ESCUTA: Florianópolis SC
RECEPTOR: Transglobe B481-3 
ANTENA: Ferrite
ENVIO DO INFORME DE RECEPÇÃO: 10.01.1976, via correio postal
RECEBIMENTO DA CONFIRMAÇÃO: 01.03.1976, via correio postal
(*) A data de 18.02.1976 informada no cartão, refere-se à data de avaliação do informe de recepção pela emissora. Também, como tenho todos os dados de escutas efetuadas / confirmações recebidas registradas, permito-me resgatar as informações a qualquer momento. Para ampliar as imagens, clique em cima das mesmas. 

Nenhum comentário: