...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

13/07/2010

Tipos de interferencia que afetam a recepção

Sarmento Campos novamente nos dá excelentes dicas na radioescuta. Desta vez analisa com propriedade a questão das interferencias que por vezes surgem nas recepções em rádio, naquele momento especial em que nos dedicamos às escutas, quando repentinamente verificam-se as nefastas interferencias do ruído elétrico. Vale à pena conferir e analisar o artigo. Um trecho deste, a seguir, o texto completo com imagens no link ao final do bloco.

"Infelizmente, são poucos os radio escutas que nunca se deparam com fortes ruídos no seu receptor, nitidamente provenientes de fontes geradas pelo homem. Em especial, nos grandes centros urbanos, onde estão as principais fontes potenciais de interferências e geração de ruído elétrico, este problema se acentua.
O objetivo é demonstrar de forma prática as principais fontes de interferência para que se possa extrair ao máximo da pratica de radio escuta. Como pode-se constatar, a eliminação dos ruídos é muito complicado, não só pelos aspectos técnicos, mas principalmente pela viabilidade do processo, seja financeiro ou logístico.
Como regra geral, a melhor forma de diminuir os ruídos elétricos que tanto causam transtornos para as escutas, é a construção de antenas bem dimensionadas e principalmente, posicionadas adequadamente, naturalmente, o mais longe possível das fontes interferentes. Como exemplo de um dos processos que inviabiliza a eliminação dos ruídos, é a ausência de espaço físico para o correto posicionamento da antena quando se mora em apartamentos ou em determinados condomínios.
De qualquer forma, é importante conhecer um pouco deste tema,..."

Texto completo: http://www.sarmento.eng.br/Interferencia.htm

Nenhum comentário: