...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

01/06/2018

Short-Wave.Info

SHORT-WAVE.INFO
Rudolf Grimm
Junho 2018 
Map of BBC Frequencies and Sites in English Currently On-Air
 

Vez por outra encontramo-nos na situação de estar sintonizando uma estação de rádio por ondas curtas, e nos deparamos com um sério dilema: qual emissora estamos ouvindo? Que idioma é este? Quais outras frequências esta estação está usando naquele momento? Quais outras estações usam este mesmo idioma em outros horários? E ainda, qual o schedule de horários e frequências de um determinado idioma durante as 24h do dia?
A Internet nos proporciona vários recursos práticos em auxílio a estes casos. Certas escutas podem nos oferecer alguns indicadores sugestivos a respeito do que estamos ouvindo, mas é recomendável que tenhamos outras informações que possam trazer uma informação mais concreta sobre qual emissora está em sintonia. 
Um destes bons recursos de pesquisa é o site "Short-Wave.Info", sobre o qual vamos explorar um pouco do seu conteúdo e funcionalidades.

LINK DE ACESSO
http://short-wave.info/ 

FUNÇÕES DE PESQUISA
"Find frequencies for": No alto da tela resultante da abertura do site, há dois campos para a escolha da estação e/ou o idioma, obtendo-se o resultado da pesquisa na lista de dados expressos na parte inferior da tela, com os dados de interesse (linhas em cor vermelha mostram as transmissões que estão no ar no momento da pesquisa).
Para receber o resultado dos requisitos informados, clicar em "Go".
Um exemplo prático: Se for pesquisado "Deutsche Welle", por exemplo, e o idioma "Swahili" receberemos como resultado todas as transmissões do dia, da DW neste idioma. Se não for escolhido o idioma "Any language", o resultado trará todos os idiomas utilizados pela estação em seus serviços diários.
Mais à direita desta linha, temos "at" e um campo onde é permitida a aplicação de um flag. Podemos aqui determinar o horário futuro quando a estação estará transmitindo num idioma preferido. Para tanto o flag deverá estar desacionado. Com este ativado, volta automaticamente o atual horário (UTC). 

"Find stations broadcasting on:" Pesquisa focada numa só informação, para se saber qual estação devemos estar sintonizando. Informar a frequência e clicar em "Now" para se obter um resultado pontual. Ex.: Se desejamos pesquisar o que estamos ouvindo em 12000 kHz, teremos apenas o resultado em 12000 kHz. Porém se com o flag desta linha +/- 5 kHz ativado, obteremos as informações do range de frequências que vai de 11995 até 12005 kHz na mesma página resultante. 

"List everything on-air in the": Função diretamente ligada com o campo de pesquisa que está ao seu  lado. Se clicarmos na setinha para baixo, obteremos uma lista das bandas de rádio (de 120m até 11m). Escolhendo uma destas bandas e clicando-se em "Now" teremos uma listagem de todas as emissoras da banda escolhida que estão no ar no momento da pesquisa. Ex.: Escolhemos os 25m, e clicamos em "Now". O resultado será de todas (e apenas) as estações que estão no ar em 25m neste momento, com suas informações.

MAPA
Logo abaixo dos campos de pesquisa, temos a apresentação de um mapa-múndi, onde os destaques são:
1 . Em cor vermelha, precedidos por um 'x' no mapa, está a frequência e a localização do transmissor em relação ao globo terrestre.
2 . A indicação no mapa onde geograficamente é dia (claro) e onde já está escuro (noite) naquele momento - um mapa de sombras. Fator importante para deduzirmos (apenas) sobre qual estação pode estar sendo ouvida, principalmente quando há duas estações informadas pelo Sistema (em especial quando ambas estão transmitindo uma programação por um idioma que desconhecemos). Em geral, a estação predominante deve ser a que está em zona escura (principalmente se nós também estamos em zona escura). Mas se a potência de transmissão informada da que está em zona escura é de 5 kW apenas, por exemplo, e a potência da que está em uma zona clara é de 250 kW, por exemplo, nossas atenções podem estar mais voltadas para esta última. Mas são casos a serem julgados com critério. Outros fatores ainda entram em jogo nestes casos, como o ângulo azimutal de transmissão da estação, sobre o qual mencionaremos mais adiante.

DADOS RESULTANTES DA PESQUISA
Com a 'fórmula' de pesquisa aplicada na parte superior, dinamizada pelos botões 'Go' ou 'Now',  recebemos como resposta o mapa com a indicação das frequências e da localização ('x'). Abaixo do mapa os dados correspondentes.
Estes  dados não são difíceis de serem compreendidos, porém julgamos oportuno se fazer ao menos uma breve passagem pelos mesmos.

Campos:
Freq.: frequência solicitada na pesquisa.
Station: A(s) estação(ões) de rádio que usa(m) esta frequência. 
Start/End: Inicio e fim (horários UTC) das transmissões nesta frequência.
Days: Dias da semana nos quais a emissora transmite por esta frequência (1: Domingo, 2: Segunda-feira..... 7: Sábado).
Language: Idioma usado em cada transmissão apresentada.
Power: A potência de transmissão (kW) aplicada pela estação.
Az: O ângulo azimutal para onde a transmissão ocorre é fácil de se entender: Veja por exemplo, uma transmissão da BBC por 11890 kHz em idioma inglês, sinal emitido via relay de Al Seela (Oman), com um ângulo azimutal informado de 63º. Para entender melhor este direcionamento do sinal, fixe o olhar no mapa acima dos dados e localize ali a frequência informada, onde está Oman. Uma linha vertical ascendente imaginaria a partir deste ponto totalmente para o norte indica 0º Azimutal com base em Oman. Neste mesmo critério, 63º desta emissão a partir do mesmo ponto de origem resulta no entendimento do direcionamento deste sinal para a região sul / centro da Ásia. Se captamos bem ou regularmente este sinal aqui na América do Sul, conclui-se de imediato que esta transmissão nada tem a ver com o nosso país / continente como destino. Porém, por outro lado podemos considerar esta recepção como um belo DX. Este exemplo vale para todas as transmissões controladas por este site.
Transmitter Site: Local de onde os sinais estão sendo emitidos (cidade, região...).
Remarks: A bandeira do país de onde estão saindo os sinais (origem ou relay), podendo ali estar acrescido de uma outra informação textual em alguns casos. Colocando-se o ponteiro do mouse sobre a bandeira sem clicar, obtemos um código de 3 letras do país de onde está saindo esta transmissão. Neste caso, OMA (Oman).

CONCLUSÕES
a . Este link deverá ser guardado nos seus 'Favoritos'. Em ocasiões seguintes um simples click fará com que se tenha o acesso imediato e direto ao site.
b .Todos os horários considerados estão em UTC.
c . Podemos facilmente montar uma pesquisa desejando saber quais estações, frequências e em quais horários transmitem em português, por exemplo. Neste caso fazemos a pesquisa aplicando 'Any Station' e 'Portuguese' nos campos de pesquisa da primeira linha. A mesma forma pode ser usada para quaisquer idiomas (Spanish, Swahili, Chinese...) ou emissoras.
d . Os dados que aparecem como resultado de pesquisa estão em cor preta ou vermelha. O que está em preto, refere-se a todas as transmissões do dia na frequência que escolhemos (que não devem estar no ar no momento da pesquisa), e em cor vermelha, o que está no ar naquele momento.
e. Os dados em vermelho que estão acrescidos de uma leve linha serrilhada indica que esta frequência pode estar sofrendo jamming (ruído ou música com potência mais elevada emitido por países de ditaduras totalitárias para interferir na transmissão em execução, e cuja a transmissão normal está se dirigindo a estes).
f . Recomenda-se a cada meia hora aplicar-se um 'refresh' na tela para que as informações se atualizem. Não há atualização automática.

Boas recepções a todos!



Um comentário:

Ulysses Galletti disse...

Excelente matéria. Em muito vem ajudar os radioescutas e dexistas a itificarem a emissora de rádio que esta sendo sintonizada.Bem como pesquisar as emissoras que se deseja sintonizar. Ulysses Galletti.