...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

07/10/2016

Antena Loop magnética RGP

ANTENA MINI-LOOP RGP
Desde o final de setembro tenho utilizado uma antena loop magnética, batizada como "Antena Mini-Loop RGP". Trata-se de um protótipo construído pelo competente Rene Passold (Osasco SP), e esta tem mostrado um excelente desempenho que é verificado quando do seu uso. Atua em frequências que vão de 130 kHz até 30 MHz. A antena de alumínio mede 70 cm, estrutura de PVC, e além de um módulo amplificador de sinal recebe alimentação de 12V.
Seus resultados tem sido divulgados neste blog, e os respectivos vídeos gerados estão disponibilizados também no meu canal de Youtube identificado por 'GrimmSBC'. Ali são armazenados todos os vídeos possíveis, tanto os que são oriundos de recepções mais difíceis, como os de outras relativamente fáceis. Na verdade, busca-se guardar recordações de escutas de estações que por algum motivo um dia não mais operarão nestas frequências. Se gostar dos vídeos, clique no 'Like' de cada um e se desejar, faça seus comentários abaixo dos vídeos que lhe forem interessantes.
A Antena Mini-Loop RGP junta-se às demais loops que uso: loops de quadro, loops RGP3, loops passivas, loops ativas, etc. Cada qual tem seu uso definido para momentos próprios.
Por ora a antena está sendo usada na pequena sacada à frente do shack, em um nível mais elevado que o telhado da casa. Quando da obtenção de um rotor esta será fixada numa altura mais adequada, possibilitando sinais bem melhores. A antena foi construída para ser usada para se aplicar uma melhor direcionalidade de recepção do sinal em observação.
Vejam um pequeno/simples vídeo da antena: https://www.youtube.com/watch?v=m0mSQfos9ck

Nenhum comentário: