...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

30/04/2014

Museu do Futebol / São Paulo SP

Ontem tive a satisfação de visitar o Museu do Futebol, que fica nas dependências do Estádio do Pacaembu, em São Paulo SP. Um grupo de ex-funcionários da VW foi convidado para esta visita e lá fomos, onde passamos quase um dia inteiro conhecendo aspectos do futebol brasileiro de diversas épocas.
Um momentos que muito me marcou foi poder segurar por instantes apenas a réplica exata da taça Jules Rimet, a que o Brasil definitivamente conquistou em 1970, e que por obra de bandidos sumiu, sabendo-se depois que a parte em ouro (1 quilo e meio) fora derretida. O peso da taça (tanto da réplica como da original) é de 4.5 quilos.
Mas o que não se sabia é que na época da conquista deste troféu foram entregues ao Brasil mais duas réplicas da mesma, com as mesmas dimensões e peso, a parte em ouro das mesmas foram feitas com outro metal nobre, e não em ouro, claro. Uma está neste museu, guardada numa maleta de segurança e que é mostrada aos visitantes mais discretamente. A outra, não fomos informados onde se encontra. Segurando-a com a autorização recebida, foram momentos de euforia, sentindo um pouco da satisfação de cada brasileiro quando Carlos Alberto Torres ergueu a taça em 1970 no México quando a equipe brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.
A outra imagem (com a bola de futebol na mão): trata-se da versão das primeiras bolas de futebol que o Brasil trouxe do exterior em 1900, a autentica 'bola de capotão', que pesa menos que uma bola atual de vôlei.
Momentos que não sairão da memória jamais, vividos nesta visita ao Museu do Futebol. De quebra, registradas as imagens (o ambiente ali era assim escuro mesmo, e não se podia usar flash da máquina fotográfica, por orientações da coordenação do referido museu).

Museu do Futebol - Taça Jules Rimet (réplica em dimensão e peso idênticos à original)

Museu do Futebol - bola de futebol de 1900

Nenhum comentário: