...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

08/03/2014

Sony ICF-2001D + Loop blindada de ondas curtas DXCB

Nossos ambientes domésticos em geral são bastante ruidosos (referindo-nos aqui a ruído elétrico). Havia planejado ter um receptor de ondas curtas em ambiente interno da casa para curtir as ondas curtas no cotidiano, e não só no shack.
Depois de estudos e tentativas com várias combinações de antena e receptor para um resultado adequado, cheguei ao Sony ICF-2001D acoplando a este a antena loop blindada de ondas curtas disponibilizada pelo DXCB: os resultados são muito bons. Se for adaptado a este par um amplificador de ondas curtas (entre a antena e o receptor), os sinais melhoram ainda mais. Porém caso o amplificador de RF não esteja disponível, o sinal da antena + receptor é suficiente para um excelente resultado nas ondas curtas (atentar para que seja usado em local com baixo ou nenhum ruído elétrico)! No meu caso, o receptor e antena estão indoor (dentro de casa), e faço uso destes quase que na totalidade do tempo sem amplificador de RF com os resultados desejados.

NOTA: O local onde está o rx e a antena (imagem abaixo) é de 3,00 x 2,50 m onde tenho os meus livros, 2 computadores ligados (meu e da minha esposa), roteador, conversor de TV paga, quer dizer, dependesse só numa avaliação teórica, jamais indicaria este local para ouvir ondas curtas. Mas, o equipamento utilizado na recepção mostra-se apropriado, não apresenta ruído na sintonia de ondas curtas, enfim, um grande gol marcado para as escutas.

Nenhum comentário: