...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

06/11/2013

Sintonia: 800 kHz R. MEC, Brasília DF

Rádio MECEMISSORA: R. MEC, Brasília DF
FREQUÊNCIA: 800 kHz - ondas médias
DATA / HORA: 06.11.2013 / 2305 UTC
LOCAL DA SINTONIA: São Bernardo SP
RECEPTOR: Philips RL378 - leitura analógica de frequência
ANTENA: Loop de quadro DZ-45
SINPO: 33533

NOTA: Há 2 Radio MEC em 800 kHz, a de Brasília, e a do Rio de Janeiro. A Radio MEC Rio de Janeiro predomina na recepção sobre a coirmã de Brasília, esta última chega a ser rara de ser captada. Porém, com o receptor analógico Philips RL378 e a antena loop de quadro DZ-45, foi possível quase que anular-se a Rádio MEC Rio de Janeiro. A técnica básica empregada foi colocar a antena em posição de 90º em relação à direção do Rio de Janeiro, possibilitando assim ouvir a MEC Brasília nos fadings desta. A MEC Brasília transmite com anunciados 10 kW e a MEC Rio de Janeiro com 100 kW, o que dá a absoluta predominância desta última em relação à primeira.
A Radio MEC Brasília se caracteriza pelas transmissões de programas de música clássica / erudita, enquanto que a do Rio de Janeiro pela sequencia de música popular brasileira na variação dos seus ritmos.
Ouvi a emissora a partir de 2305 UTC, sendo que 30 minutos depois continuava a transmitir uma peça musical orquestrada única, uma característica que me fez lembrar da infância quando meu pai ouvia programação semelhante pela então Rádio Eldorado 700 kHz SP.
Tive a enorme satisfação de visitar o estúdio da Rádio MEC Brasília no ano de 1991, numa visita a amigos que residem naquela cidade.
.........................................................................................................................................................................................
Endereços para o envio de informes de recepção: acessar QSL.window, link à direita

Nenhum comentário: