...where the KiwiSDR (PY2-81502 SWL) is installed (behind the trees) - São Bernardo SP GG66rg, SE BRAZIL

14/04/2013

Sintonia: 1540 kHz Radio Cultura, Leme SP

Estação: Radio Cultura, Leme SP
Frequencia: 1540 kHz - Ondas médias
Data / hora (UTC): 13.04.2013 / 2140
Local da sintonia: São Bernardo SP
Receptor: Philips RL378 (leitura analogica de frequencia)
Antena: Loop magnética circular passiva (diâmetro 25 cm) + variável (construção do saudoso amigo e colega Valdemar Scaquetti)
Complementos: Amplificador de RF V1 DXCB + bobina transferidora de sinal (conectada ao amplificador de RF por cabo coaxial) posicionada em local escolhido na parte superior do receptor
SINPO: 35533

Resultado experimental que trouxe um sinal altamente favorável na recepção, inclusive em concorrencia com a Radio TransMundial (via Difusora Oeste - Osasco, e S8 - Botucatu) que transmitem na mesma frequencia e que no horário noturno são audíveis em São Bernardo.
Além deste conjunto, foi considerado um prato giratório que suportou a antena e o amplificador de RF, que garantiu um sinal ainda melhor através da possibilidade de se direcionar a loop.

Nota: Depois de muito tempo, novamente ouvi aquelas comunicações de fim de transmissões do dia de uma emissora de ondas médias, onde ao som de uma música light, o locutor anuncia (gravação) em voz apropriada que estão encerrando as transmissões da Radio Cultura de Leme, agradecendo a sintonia dos ouvintes, desejando-lhes um ótimo descanso e que estariam de volta 'na manhã seguinte' (sem especificar o horário). Só que isto ocorreu às 2145 h (!!!), apagando-se o transmissor em 1 minuto, abrindo melhor recepção para as outras que também transmitem em 1540 kHz e que podem ser captadas por aqui.
Uma característica bem diferente das emissoras de cidades maiores, que viram as 24 h do dia.
Lembro-me bem quando ainda morava em Florianópolis, e não tinha nem 15 anos de idade, quando este aspecto se verificava nas emissoras locais (todas as 5 existentes apagavam perto de meia-noite), quando passava a se ouvir as que estavam 'por baixo' desta que saiu do ar. Uma experiencia inesquecível, foi o período inicial do gosto pelo rádio. A madrugada se tornava propicia para outras e boas recepções, muitas vezes estações brasileiras de mais longe, outras da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e até da Colombia).

..................................................................................................................................
Endereços para o envio de informes de recepção: acessar QSL.window, link à direita

Nenhum comentário: