Vista geral do shack

Vista geral do shack
Tecsun S-2000 + Loop magnética AOR LA-400

segunda-feira, 30 de abril de 2012

CRAM TV - episódio 17, o sucesso do Projeto Ícaro em 28.04.12

O anunciado projeto Ícaro foi executado em 28.04.12, enviando-se um balão de características meteorológicos ao espaço com diversos equipamentos de rádio anexados a este. O experimento visou analisar o comportamento destes equipamentos a uma altitude de até 25.000 m. Outros detalhes ecnontram-se no vídeo cujo link é: http://www.cram.org.br/wordpress/?p=3915 , onde o Clube de Radioamadores de Americana através da CRAM TV divulga a sua participação neste projeto junto com outros radioamadores pesquisadores no assunto.

Dia de frio e chuva, ótimo para receptores e antenas estarem em funcionamento!

EMISSORAS SINTONIZADAS:
7200 kHz SUDAN: R. Omdurman, Al Aitahab, AA, 29/04 1945. Canções sudanesas. OM: Talk. 2200: Interval signal. 25432 (*)
7210 kHz NORTH KOREA: Voice of Korea (KCBS?), Kujang, 29/04 2020. Canções e comentários em coreano (na forma tradicionalmente conhecida), 25542
7240 kHz AUSTRALIA (tent.): Radio Australia, via Shepparton, 29/04 2035. Uma sequencia de conhecidas canções em EE das décadas de 80 e 90 (Rod Stewart, Elton John, Barry Manilow, “Hotel California”, etc.), sem identificação da emissora, 24432 (*) 
7550 kHz INDIA: AIR, Delhi, 29/04 2055. Música instrumental indiana, YL: talk. 2100: Boletim de notícias – governo indiano, liberdade, 35543 (*) 
9265 kHz USA: WINB, Red Lion, EE, 30/04 0120. Hino tradicional cantado por uma igreja, pregação por um Pastor, oração, 25442 (*)
9330 kHz USA: WBCQ, The Planet, Monticello, EE, 30/04 0136. Pregação por OM, 25542 
9400 kHz LITHUANIA: R. Free Asia, via Sitkunai, Uyghur, 30/04 0145. OM: talk, música instrumental, 35543 (*) 
9465 kHz TURKEY: Voice of Turkey, Emirler, Uyghur, 30/04 0235. Canções apresentadas por OM, talk, 0252: Ids em vários idiomas “This is the Voice of Turkey” (EE, GG, SS, …), 35543 (*) 
9665 kHz MOLDOVA: R. Pridnestrovye (Radio PMR), Grigoriopol, GG, 29/04 2144. Boletim de notícias, id “This is Radio Pridnestrovye” (EE), info sobre 9665 kHz, canções por YL e OM, homepage: www.radiopmr.org, 2200 Time pips e notícias em idioma russo, 35543 (*) 
NOTA: (*) Informes de recepção em preparação para envio 

Rx: Icom IC-R75 + Kenwood R-1000 / antena: Horizontal 20m + Vertical 6m

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CQ Radioamadorismo - já na 3ª edição!

Desde o final do ano passado, circula no Brasil a revista CQ Radioamadorismo. Nasceu arrojada e definida para um público apaixonado pelo mundo das radio-comunicações, buscando trazer o que é de mais atual para radioamadores, radioescutas e simpatizantes.
O lançamento da revista ocorreu na Fenarcom 2011 (Indaiatuba SP) no dia 4 de novembro último. A primeira edição estampou em sua capa a ilustre figura do Dr. Junior Torres de Castro, PY2BJO, radioamador e criador do satélite DOVE. Vários artigos de qualidade integram o número inicial da CQ Radioamadorismo: entrevistas, artigos técnicos, relatos de experiencias incriveis, e também o espaço para a coluna 'SWL.plus', que nesta edição enfatizou a importancia da radioescuta no contexto geral do rádio, uma matéria sobre a trajetória do jornalista Célio Romais no rádio, e também o destaque para a Radio Medi Un (Nador, Marrocos, que transmite em 171 kHz - ondas longas, e 9575 kHz - ondas curtas de 31 m), que inclusive confirma suas transmissões em ondas longas e ondas curtas por meio do seu cartão QSL.


No início deste ano (a publicação é bimestral), tivemos a disponibilização do segundo número da revista, com a capa evidenciando o que fora a Fenarcom 2011. Outras matérias muito ricas e interessantes, e novamente a radioescuta sendo enfocada na coluna 'SWL.plus', que deu destaque aos 30 anos do DX Clube do Brasil, uma entrevista muito interessante com René Gustavo Passold (com ênfase dentre outros tópicos, à antena loop de ferrite RGP-3), e um pouco a respeito da Radio Canada Internacional, a mesma que anuncia o fim de suas transmissões por ondas curtas em meados deste ano.


Recentemente, saiu a terceira edição da CQ Radioamadorismo com mais assuntos importantes para os que adotam o mundo das comunicações na vida cotidiana.

Há poucas semanas, também, a RadioHaus anunciou a adoção do critério de assinaturas para a CQ Radioamadorismo. O acesso para aquisição da revista e para a respectiva assinatura deve ser realizado por meio do seguinte link da RadioHaus:
http://www.radiohaus.com.br/produto.php?prod=2295



Atividade DX, edição 304 - Abril 2012

Atividade DX, edição 304 - Abril 2012 (capa)


Nesta edição:
* Utilitárias (loggings)
* O retorno da estação canadense CFH
* Estéreo DX (loggings de FM)
* FM BC e reflexão em meteoros
* Loggings (ondas curtas)
* Panorama DX (as recentes notícias do mundo das comunicações)
* Radio Magazine - "Recebi uma nova confirmação! E agora?" - Parte II
* Radio Australia transmitirá em DRM
* Matutando - Vozes no dial
* Há 50 anos: uma ionosfera feita pelo homem
* Cúpula mundial defende padronização dos sistemas de TV
* ... e muito mais!

Assinaturas do boletim:
Paschoal Francisco Fideli
Caixa Postal 74428
01532-970 São Paulo SP
Contatos por email: pffideli@hotmail.com

domingo, 22 de abril de 2012

Projeto ÍCARO - Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores

17/04/2012 - Radiossonda ZW2WEB será lançada dia 28/04/2012 em Baurú - SP





Projeto ÍCARO - Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores

Resumo:
Um balão meteorológico será lançado a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) e transportará, até a altitude de aproximadamente 25km, uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB. A radiossonda transmitirá para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia. Qualquer estação radioamadora ou de radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,330 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.

Objetivos principais:
Apesar da transmissão de dados via fonia não ser eficiente, é o modo mais simples para a disseminação de informações. O projeto Ícaro visa incentivar o conhecimento da atmosfera, com a disseminação dos dados do voo e outras informações, do modo mais abrangente, visando integrar e motivar a comunidade radioamadora a buscar novos conhecimentos e a realizar novos experimentos.

Execução do Experimento:
O local será a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet, da UNESP, campus de Bauru e está previsto para ser realizado no dia 28/04/2012 a partir das 16h (19h GMT).
O lançamento do balão está sujeito às condições meteorológicas que devem ser satisfeitas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s. O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).
Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso haja a impossibilidade de lançamento no dia previsto, uma nova data será agendada. Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião a aproximadamente 6 horas antes do horário previsto do lançamento para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.
Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o voo.
Caso haja algum imprevisto de ordem meteorológico ou técnico, o lançamento poderá ser adiado para mais tarde ou para o dia seguinte. No caso de ainda não ser possível o lançamento, uma nova data será definida.
Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).

Participação no experimento:
A participação no experimento Ícaro será homologada com um certificado de participação (QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

-Local da estação receptora (QTH);
-Hora (QTR);
-Tipo de rádio e antena utilizados
-Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)
-Informação recebida (Localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)

É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.

As informações poderão ser enviadas via correio para:

IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970

Ou via e-mail para:
pu2tmt@gmail.com (Irineu)

Serviço:
Mais informações sobre o vôo, sobre a atmosfera e todos os dados os dados do experimento serão disponibilizados em um link dedicado ao projeto Ícaro na página do IPMet:

http://www.ipmet.unesp.br
http://www.ipmet.unesp.br/icaro 


Prefixo Especial : ZW2WEB
Frequência: 144,330MHz
Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16:00h (19:00h GMT)


Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / Câmpus da UNESP de Bauru
Duração estimada do vôo: 180 minutos (1h30)

Responsáveis:
Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo:
Demilson Quintão (PY2UEP)
Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira (PU2MWD)
Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff (PY2GN)
Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu (PU2TMT)
Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi (PY2ADN)



sábado, 21 de abril de 2012

CRAM TV

Uma brilhante idéia que o CRAM (Clube dos Radioamadores de Americana-SP) teve, foi a criação da CRAM TV. Trata-se da divulgação de artigos em vídeo desenvolvidos pelos próprios integrantes do clube, abordando temas técnicos de interesse geral para quem se liga no rádio.

Link: http://www.cram.org.br/wordpress/ e clicar em 'CRAM TV'.

Um excelente trabalho, feito com muita competência!

terça-feira, 17 de abril de 2012

eQSL recebido: PY2EF 3.5 MHz, SSB

PY2EF Emilio, São Paulo SP, 3.5 MHz Rodada Padre Landell de Moura
(Rx: Sony ICF2001D / Ant.: Loop blindada Valdemar Scaquetti - in Memorian!)

domingo, 15 de abril de 2012

Radio Canada International - Horários / Frequencias, período A12

Radio Canada International
Technical Schedule for Shortwave (Summer 2012)
From March 25th (0700 UTC) to October 28th (0700 UTC),2012

UTC      Site Freq Power Azi Lang   Days
-------------------------------------------------
0000-0059 KIM 9690  100 225 MANDARIN Daily
0000-0059 PHT 12015 250 349 MANDARIN Daily
0000-0057 KUN 11700 150 175 ENGLISH Daily
0000-0029 SAC 11990 250 176 SPANISH Daily
0000-0029 SAC 13760 250 240 SPANISH Daily
0100-0129 SAC 11990 250 212 SPANISH Daily
0200-0229 SMG 5950  100 114 ARABIC Daily
0200-0229 WOF 7230  100 114 ARABIC Daily
0300-0329 WOF 5990  250 114 ARABIC Daily
0300-0329 SMG 7230  100 114 ARABIC Daily
1100-1159 KIM 9570  100 205 MANDARIN Daily
1100-1159 PHT 9490  250 332 MANDARIN Daily
1500-1557 KUN 11675 500 283 ENGLISH Daily
1500-1557 URU 15125 500 212 ENGLISH Daily
1500-1529 SMG 17815 125 85  (DRM)ENGLISH Daily
1500-1559 YAM 6110  300 290 MANDARIN Daily
1500-1529 YAM 11730 250 240 MANDARIN Daily
1500-1529 WOF 15325 250 70  RUSSIAN Daily
1600-1629 WOF 15325 250 70  RUSSIAN Daily
1800-1859 KAS 9530  100 239 ENGLISH Daily
1800-1859 SKN 11765 300 160 ENGLISH Daily
1800-1859 SKN 17810 250 175 ENGLISH Daily
1900-1959 KAS 11765 100 239 FRENCH Daily
1900-1959 SMG 13730 250 199 FRENCH Daily
1900-1959 SKN 15320 300 180 FRENCH Daily
1900-1959 SAC 17735 250 105 FRENCH Daily
1900-1929 SAC 15235 250 73  ARABIC Daily
1900-1929 WOF 15180 250 114 ARABIC Daily
2000-2100 SAC 15330 250 105 ENGLISH Daily
2000-2100 SAC 15235 250 73  ENGLISH Daily
2000-2100 SAC 17735 250 105 ENGLISH Daily
2100-2129 SAC 15455 250 163 PORTUGUESE FRI-SAT-SUN
2100-2129 SAC 17860 250 163 PORTUGUESE FRI-SAT-SUN
2100-2159 SMG 9525  100 184 FRENCH Daily
2100-2159 SAC 15235 250 73  FRENCH Daily
2100-2159 SAC 17735 250 105 FRENCH Daily
2200-2229 SAC 17860 250 163 PORTUGUESE FRI-SAT-SUN
2200-2229 SAC 11990 250 176 SPANISH Daily
2200-2229 SAC 15455 250 176 SPANISH Daily
2200-2259 KIM 9525  100 225 MANDARIN Daily
2200-2259 KIM 9870  100 305 MANDARIN Daily
2300-2329 SAC 13760 250 163 PORTUGUESE FRI-SAT-SUN
2300-2329 KIM 9525  100 225 FRENCH Daily
2300-2329 SAC 11990 250 176 SPANISH Daily
2300-2329 SAC 15455 250 176 SPANISH Daily

Sites :
KAS: KASHI,CHINA
KIM: KIMJAE, SOUTH KOREA
KUN: KUNMING, CHINA
PHT: TINANG, PHILIPPINES
SAC: SACKVILLE, CANADA
 SKN: SKELTON, UNITED KINGDOM
SMG: SANTA MARIA GALERIA, VATICAN CITY
URU: URUMQUI, CHINA
WOF: WOOFERTON, UNITED KINGDOM
YAM: YAMATA, JAPAN

(As on March 1st, 2012)

---
(via Alokesh Gupta)

last update march 8, 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CQ Radioamadorismo nº 3

Capa do terceiro número da CQ Radioamadorismo.
Mais informações de como adquiri-la pelo link:

sábado, 7 de abril de 2012

A12 Shortwave Frequency List - link

Uma das fontes de pesquisa mais úteis para o cotidiano das escutas é a Shortwave Frequency List (Período radiofônico A12), que auxilia significativamente na identificação de uma emissora que se sintoniza. Um bom ponto de partida para na sequencia da audição da emissora, se obter informações suficientes para se decidir sobre a elaboração e envio de um informe de recepção.

Formato da lista:
9575          0000-0100       MRC R.MEDITERRANEE Int.      Ara Nador       1-7

Sendo:
9575: a frequencia em sintonia em kHz
0000-0100: O horário UTC em que transmite a emissora por esta frequencia
MRC: A identidade ITU do País (MRC = Marrocos - origem dos sinais)
R.MEDITERRANEE Int.: Radio Mediterranée International (Medi 1)
Ara: idioma (no caso, árabe)
Nador: localização do transmissor em Marrocos (em Nador)
1-7: No ar de segunda a domingo

Alguns outros exemplos:
12080         1100-1200       GUM KSDA-AWR GUAM            Chi Agat        1-7 
12080         2000-2100       AUS R.AUSTRALIA                      Pid Brandon  23456
12080         2000-2100       AUS R.AUSTRALIA                      Eng Brandon  17  
12080         2100-1100       AUS R.AUSTRALIA                      Eng Brandon     1-7 
12080         1100-1200       AUS R.AUSTRALIA(DRM)          Eng Brandon     1-7 
12080         1630-0527       IRN VO ISLAMIC REP.IRAN       Ara Zahedan     1-7 
12080         1400-1500       STP VOICE OF AMERICA            Eng Pinheira    1-7 
12080         1500-1600       D   VOICE OF AMERICA              Eng Wertachtal  1-7 
12080         1600-1700       STP VOICE OF AMERICA            Eng Pinheira    1-7 
12080         2100-2130       STP VOICE OF AMERICA            Fre Pinheira    23456
12085         0900-0930       MNG VOICE OF MONGOLIA        Jap Ulaanbaatar 1-7 
12085         0930-1000       MNG VOICE OF MONGOLIA        Mon Ulaanbaatar 1-7 
12085         1000-1030       MNG VOICE OF MONGOLIA        Chi Ulaanbaatar 1-7 
12085         1030-1100       MNG VOICE OF MONGOLIA        Eng Ulaanbaatar 1-7 

Link: http://www1.m2.mediacat.ne.jp/binews/userlist1.txt
Ou, o acesso pode ocorrer através deste blog em: "Radioescuta - Referencias/Pesquisa" / "BI News / Período A12"
Nota: A lista tem atualização diária!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Radio Canada International to leave shortwave

RCI News
April 4, 2012

Spending cuts announced last week in Canada's latest federal budget have reached Radio Canada International. Speaking to employees at RCI's headquarters in Montreal on Wednesday, RCI director Helene Parent declared that two out of three RCI employees---about 40 people---will lose their jobs by the end of July. RCI's Russian and Portuguese sections will be closed along with the English and French-language newsrooms. All shortwave broadcasts will cease as well. RCI will continue to exist solely on the Internet in five languages---English, French, Arabic, Spanish and Mandarin.

http://www.rcinet.ca/english/news/15_56_27_2012-04-04-rci-slashed/


Following this decision, CBC/Radio-Canada will be closing its shortwave transmission site in Sackville, New Brunswick.
(Mike Terry/Cumbre DX), via Shortwave Central (Authorized)

QSL recebido: XE1KK 24 MHz, SSB


XE1KK Ramon, Mexico City MEXICO, 24 MHz SSB, QSO w/PY2EL
(Rx: Icom IC-R75 / Ant.: AlexLoop SML7-30 indoor)

QSL recebido: PV8AA 14 MHz, CW


PV8AA Labre RR, Boa Vista RR, 14 MHz CW, CVA2011
(Rx: Icom IC-R75 / Ant.: Vertical telescópica 6m)

eQSL recebido: EA8ACW 50 MHz, SSB

EA8ACW Leoncio, Las Palmas CANARY ISLANDS, 50 MHz SSB, QSO w/PY2CDS
(Rx: Icom IC-R75 / Ant.: Vertical 1,44m base magnética)

terça-feira, 3 de abril de 2012

QSL (raridade): Sputnik, primeiro satélite artificial russo (1957)



QSL do primeiro satélite artificial russo Sputnik, 1957, confirmado por J.A. Rosa, PY2-9735 (atual PY2PA, Jac, a quem parabenizamos pelo belo feito!!!!)
(Fonte: Sasso, PY2IU)

domingo, 1 de abril de 2012

Radio Trans Mundial: Novo QSL / Ondas curtas

Radio Trans Mundial: novo QSL

No presente período a Radio Trans Mundial estará aplicando este QSL para confirmar informes de recepção com dados completos e corretos. Foi criado um link no site da RTM para orientar os que não tem o hábito de escrever e enviar informes de recepção, de como faze-lo. Para os demais, a oportunidade de rever sobre o que já praticam.

Basta acessar o link:
Clicar em 'cobertura rtm'
Clicar em seguida em 'Informe de recepção - Modelo'
Como resultado, um modelo de informe de recepção aceito por emissoras que costumam avaliá-los e confirmar a veracidade do mesmo por meio de suas confirmações (cartão QSL, carta confirmatória).

Frequencias da RTM:
5965 kHz - 49m
9530 kHz - 31m
11735 kHz - 25m
(considera-se um informe de recepção para cada frequencia)

Outras informações, no link da RTM acima mencionado.

DXWays-br Memória: Radio Voice of the Revolution of Tigray (emissora clandestina), ETHIOPIA - 6350 kHz, 2005


Radio Voice of the Revolution of Tigray (clandestina), ETHOPIA - 6350 kHz, 2005
(Emissora captada em São Bernardo SP)
(clicar sobre as imagens acima para aumentá-las)

DXWays-br Memória: Radio Cochiguaz (emissora clandestina sul-americana) 6308 kHz, 2007


Radio Cochiguaz (emissora clandestina sul-americana) - 6308 kHz, confirmada em 2008

DXWays-br Memória: Radio Bosques (emissora clandestina sul-americana) 6290 kHz, 2006

Radio Bosques 6290 kHz (emissora clandestina sul-americana), confirmada em 2005